scorecardresearch ghost pixel



Redes sociais: por que o TikTok vicia os usuários? Entenda

Redes sociais são ambientes virtuais que focam no entretenimento e na descontração. O problema está na capacidade de prender os usuários que cada plataforma possui.



As redes sociais sempre foram alvos de diversas polêmicas envolvendo a capacidade que elas têm de deixar o usuário viciado. Inúmeras pessoas simplesmente não conseguem passar um único dia sem acessar o seu perfil no TikTok, por exemplo, para saber o que tem de novo. Por mais que não haja nenhuma atualização, as pessoas insistem em abrir o aplicativo. Afinal de contas, porque o TikTok vicia tanto?

Veja também: Aprenda a adicionar o link do WhatsApp nos Stories do seu Instagram

Por que o TikTok vicia os usuários? Será que isso é verdade?

Várias pesquisas científicas já estudaram e ainda estudam os efeitos das redes sociais na mente humana. Um dos objetivos é tentar entender por que o Instagram, Facebook, Youtube e até o TikTok vicia quem começa a seguir as novidades de cada plataforma.

Aliás, embora não exista um pronunciamento oficial, muitos especialistas afirmam que o algoritmo de cada uma das redes é feito justamente para prender a atenção dos usuários. Há estudos que mostram que o TikTok precisa apenas de alguns poucos minutos para entender as preferências centrais dos usuários e indicar conteúdos que possam agradar.

No entanto, o TikTok e outras plataformas não são capazes de liberar substâncias por meio dos celulares que possam viciar o organismo. Cada pessoa permanece com o livre arbítrio de decidir abrir ou não o feed para acompanhar os conteúdos. No entanto, há reações químicas que podem fazer o corpo “pedir” por uma dose a mais de rede social no dia.

O que a ciência diz sobre o assunto

Os estudos que tentam entender por que o TikTok vicia os usuários demonstram que há uma relação de gratificação ao acessar as redes. A satisfação que o usuário apresenta ao se sentir parte de uma comunidade libera endorfina, serotonina e outras substâncias prazerosas no corpo.

Essas reações químicas fazem com que o cérebro experimente a sensação e bem-estar e de conforto. Além disso, há um vicio motor em mexer no celular sempre que existe um tempo vago e isso também serve como influência.

Para sanar todas essas vontades, a pessoa acaba se prendendo aos conteúdos de que gosta e não consegue largar as telas por nada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário