scorecardresearch ghost pixel



Saque do FGTS em julho: Caixa liberará mais dinheiro aos trabalhadores

A modalidade de saque-aniversário do FGTS está se tornando cada vez mais popular entre os trabalhadores brasileiros. Afinal, ao aderir ao saque desse benefício, o trabalhador consegue ter acesso aos valores no mês em que assopra as velinhas.



O valor repassado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos direitos assegurados do trabalhador brasileiro ao qual diversas pessoas ficam à espera por meses, porém cada indivíduo é livre para decidir qual é a melhor opção para sacar esse dinheiro.

Veja também: Atenção! Saque aniversário do FGTS já pode ser retirado por este grupo

Há alguns indivíduos que preferem o modo mais tradicional, o popularmente conhecido como saque-rescisão, que é onde a pessoa ganha direito ao dinheiro no momento em que deixa o seu emprego.

No entanto há também outras pessoas que preferem pegar esse dinheiro em um momento muito específico do ano. A melhor opção para alguns é aquela onde é possível sacar o dinheiro uma vez por ano e sempre no mês de seu aniversário.

Estamos falando do saque-aniversário, uma modalidade que vem se popularizando mais e mais a cada ano. Muito disso se dá porque os especialistas lembram que o dinheiro parado no FGTS não rende muito.

Isso significa que se você trabalhar em uma empresa por cinco anos e só pegar o dinheiro quando sair de lá, o seu dinheiro terá ficado esse tempo todo rendendo pouquíssimo e que muito provavelmente não irá acompanhar a inflação. Dessa forma, você vai acabar com menos dinheiro do que poderia ter.

Por outro lado, se você sacar esse dinheiro e depositá-lo em uma conta ou fizer algum investimento interessante, ele vai render muito mais! Para quem não pretende gastar o valor de uma vez, essa opção vale muito mais a pena.

E para poder ter acesso a esse dinheiro, primeiro o trabalhador deve se certificar de que a modalidade de saque dela é a do seu aniversário. Para fazer isso, ela só irá precisar do aplicativo do FGTS da Caixa Econômica.

Após ir na opção “saque-aniversário”, ela deve ler os termos de condição e aderir ao que preferir. Contudo é muito importante lembrar que para voltar para o modo tradicional será necessária uma espera de até dois anos.

Além disso, se por acaso caso a pessoa deixar o trabalho enquanto ainda está aderindo ao saque-aniversário todos os anos, ela irá receber apenas 40% do valor total do FGTS.

É justamente por causa disso que o governo sempre recomenda que as pessoas leiam muito bem todos os termos antes de aderir a um determinado modo de saque.

Aqueles que não mudaram a modalidade para o saque-aniversário, mas tem interessante, devem ficar cientes que eles têm apenas até o último dia do mês de seu aniversário para realizar a alteração ou não receberão o dinheiro.

Se você sopra as velinhas no último dia de julho e faz a mudança apenas no primeiro dia de agosto, por exemplo, só poderá sacar o valor naquela data a partir do ano que vem, então fique atento às pegadinhas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário