scorecardresearch ghost pixel



Tarifa Social: descubra se você corre o risco de perder o benefício

Representante da família deve se dirigir até o CRAS mais próximo para o processo de revisão do Cadastro Único (CadÚnico).



Famílias brasileiras podem conseguir descontos na conta de luz por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Dependendo do consumo mensal na fatura energética, os assistidos podem conseguir reduções de 10% a 65% ou ficar totalmente isentos da cobrança. No entanto, existe um grupo de pessoas que corre o risco de ficar sem esse benefício.

Leia mais: Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás turbinado devem sair em agosto; confira as datas

Segundo o Ministério da Cidadania, aqueles que estão com problemas na inscrição do Cadastro Único (CadÚnico) em razão de dados com erro ou repassados de maneira incompleta podem ficar sem benefícios vinculados ao banco de dados do governo. Nesse sentido, é fundamental que os beneficiários regularizem a situação.

Para isso, é preciso que o representante da família se dirija até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para o processo de revisão do cadastro. A etapa consiste na atualização das informações de cada integrante, além de entrevista com o responsável familiar.

Qual o prazo para atualizar o CadÚnico?

No caso de quem faz parte do Tarifa Social, o prazo dado pelo governo para que o beneficiário regularize sua situação vai até o dia 31 de julho de 2022. A nova data se aplica para quem atualizou as informações pela última vez em 2016 e 2017.

No caso de famílias que estão mais de dois anos sem fazer a renovação, o prazo foi estendido para até final de outubro. Nos demais casos, ficou definido o mês de dezembro. Para tirar qualquer dúvida, o representante da família deve consultar a situação do cadastro para saber se corre o risco de perder o acesso aos benefícios.

Como consultar a situação do CadÚnico?

Para identificar qualquer pendência ou irregularidade no CadÚnico, o cidadão deve acessar o site do Ministério da Cidadania. Com o CPF e senha Gov.br, dá para realizar a consulta de maneira simples e gratuita.

Além do Tarifa Social, problemas no CadÚnico também podem afetar os pagamentos do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nesses casos, a revisão cadastral deve ser feita o quanto antes para evitar o bloqueio ou até mesmo o cancelamento dos pagamentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário