São diversas as coisas que aprendemos de forma simples na escola que percebemos ao crescer que não eram bem assim, pois a ciência é muito mais complexa do que poderíamos imaginar. Desde “o céu é azul porque reflete a luz da água” a até ”se você passar frio, pega gripe”, são várias as coisas para desmistificar durante a vida adulta.
Veja também: Cuidado! Ficar sentado mais de 8h por dia aumenta risco de AVC e doenças do coração em 50%
Você, por acaso, sabia que a ideia de que o dia tem 24h é uma dessas “lendas”? Apesar de aprendermos isso desde muito jovens e de vermos isso acontecer no nosso relógio, essa contagem não está totalmente correta.
Precisamos nos lembrar que o que define dia e noite é a rotação da terra em torno dela mesma e também em torno do sol, além disso, temos de ter em mente que isso não é tão constante, então seria impossível colocar um número exato de tempo ali para que o dia ou a noite surja.
Sendo assim, para explodir a sua cabeça de vez, a grande verdade é que existem, sim, dias mais longos e dias mais curtos, ainda que o relógio não mostre isso para você. Tenho certeza de que já sentiu que um determinado dia passou voando ou que aquela noite pareceu acabar mais rápido que o normal. Sim, você pode não estar errado.
Ultimamente a terra tem acelerado os seus movimentos, o que tem tornado a média da duração do dia um pouco menor. Hoje nós podemos afirmar que a média de um dia é de 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos.
Mas curiosamente falando, vale destacar que ainda demora alguns minutos para que o sol fique em uma posição parecida àquela do começo da manhã em alguns lugares da terra. De modo geral, as 24h são quase que repetidas, ainda que essa não seja a duração de um dia exato.
É importante lembrar que enquanto o sol gira em torno de si mesmo, ele também está viajando em torno do sol em uma velocidade de 1.666 quilômetros por hora! Outra curiosidade interessante é que o dia, como esse que nós tanto nos referimos, é chamado de dia solar, mas não é a única maneira de contá-lo.
Existe ainda o dia sideral, que é quando a terra dá um giro inteiro em torno de si de frente para as estrelas distantes. Nesse caso, a rotação tem uma duração de 23 horas e 56 minutos, fazendo com que um dia sideral seja ligeiramente menor que o tradicional.