scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! Ficar sentado mais de 8h por dia aumenta risco de AVC e doenças do coração em 50%

O sedentarismo compromete o bem estar das pessoas ao reduzir o gasto calórico e resultar no mau funcionamento do metabolismo, que passa a funcionar lentamente, causando riscos sérios à saúde.



Deixar de movimentar o corpo leva a dores nas articulações em curto prazo, mas há outros riscos maiores que diminuem a expectativa de vida. Durante a pandemia muitos trabalhadores começaram a ficar em casa  por causa do home office

Veja também: Você bebe café com açúcar? Descubra como isso afeta sua expectativa de vida

Dessa maneira, grande parte deixou de se locomover e adotou hábitos sedentários. Infelizmente a sociedade ainda não tinha dados concretos para assumir os riscos e criar consciência de que precisam mudar. 

Porém, uma pesquisa feita com 100 mil adultos durante dez anos afirmou que essa afirmação é verdadeira. A análise revelou que 20% dos que ficaram sentados o turno todo de trabalho, ou seja, cerca de 8 horas, tiveram um ataque cardíaco ou morreram com AVC. A média de idade da amostra era 50 anos e o que assustou os cientistas foi a alta mortalidade entre os voluntários. 

Ficar horas sentado sem um momento para levantar faz mal para o coração 

O estudo com os dados mencionados foi publicado pela JAMA Cardiology, alertando aqueles que ainda não se preocuparam em mudar a rotina. Outra informação alarmante é que 49% do público avaliado desenvolveu algum tipo de insuficiência cardíaca. E indiscutivelmente isso piorou após o cenário pandêmico. 

Portanto, sentir-se cansado ao subir uma escada ou caminhar certa distância indica que você precisa prestar atenção nas suas ações ao trabalhar remotamente. Evitar fumo, bebidas alcoólicas, manter boa alimentação e treinar são alternativas para evitar essas condições. Fazer exames regularmente para identificar alguma predisposição a problemas também ajudam na prevenção.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário