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Telemarketing abusivo pode estar com os dias contados; entenda o motivo

Um canal voltado para a reclamação e registro do telemarketing abusivo foi criado para receber as denúncias dos consumidores. Veja como vai funcionar a novidade e de que forma ela pode te ajudar.



Está cansado das chamadas sem fim das empresas de telemarketing? Com certeza você também já deve ter se estressado com o contato insistente e, muitas vezes, feitos em horários inapropriados. Para ajudar os consumidores, o Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal para que o cidadão possa denunciar o abuso.

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A novidade chega como uma esperança para muitos brasileiros que já não sabem mais o que fazer para fugir das ofertas incessantes. Já foi constatado que algumas empresas chegam a fazer mais de dez ligações em um único dia para um único indivíduo, quase sempre com oferta de produtos e serviços que sequer são do interesse da pessoa.

Telemarketing abusivo

São várias as tentativas de conter o telemarketing abusivo no Brasil, mas poucas tiveram algum sucesso. Essa é mais uma medida que pode – finalmente – promover um pouco mais de sossego aos consumidores.

As ocorrências poderão ser feitas por meio de um formulário eletrônico. A determinação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A proposta visa combater as ligações em excesso por meio do canal criado, pois assim cada pessoa que se sentir incomodada poderá registrar uma denúncia contra as empresas que insistem na prática.

Para informar o telemarketing abusivo, os consumidores deverão preencher o formulário com algumas informações. Entre elas, a data da ligação, assim como o número da chamada e o nome da empresa em questão.

Outra informação de grande importância para denúncia é destacar se o cliente concedeu ou não a permissão para as chamadas com oferta de produtos e serviços.

Todas as denúncias registradas pela internet serão acompanhadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Quando analisadas, elas seguirão para o Procon especifico da região do país em que a reclamação foi feita. Cada unidade ficará responsável por verificar a queixa dos consumidores e, caso necessário, abrir o processo administrativo.

Por decisão da Senacon, 180 empresas do Brasil já foram suspensas pela prática do telemarketing abusivo. Com a nova medida, a intenção é dar um basta nas tentativas excessivas das companhias de vender serviços aos clientes. Cientes disso, as pessoas devem acessar a página: denuncia-telemarketing.mj.gov.br para registrar a queixa.




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