scorecardresearch ghost pixel



Testes de ilusão de ótica podem medir a personalidade de alguém?

Desafios, jogos e testes de ilusão de ótica se espalharam pela internet com a premissa de serem capazes de medir a personalidade humana. Entenda se isso é real mesmo.



Testes visuais que envolvem ilusão de ótica para identificar traços da personalidade humana são confiáveis? Essa é a pergunta que muitos internautas têm feito ultimamente, diante de tantos desafios do gênero que circulam nas redes sociais. A resposta é sim, mas existem algumas ressalvas que precisam ser entendidas.

Veja também: Só 1% consegue resolver esse teste de ilusão de ótica! Descubra se você é capaz

O que são ilusões de ótica e como elas funcionam?

A primeira coisa que precisa ficar clara é o significado de uma verdadeira ilusão de ótica. Para ilustrar com um exemplo simples, imagine uma miragem. Trata-se de uma paisagem que se apresenta para qualquer pessoa, mas que se trata apenas de um devaneio, ou seja, é fruto da imaginação pessoal. Aquela paisagem bela que algumas pessoas contemplam não passa de um delírio.

Substâncias químicas, cansaço extremo, estresse e problemas mentais fazem com que seres humanos tenham alucinações. Esse efeito pode ser comparado ao de uma ilusão de ótica. Em todo caso, estamos lidando com algo que “parece ser, mas não é”.

Dessa maneira, a ilusão trabalha tentando sempre enganar o seu cérebro. Ela aparece como uma imagem de algo sem sentido ou com sentido deturpado, mas que é assim apenas por consequência da interpretação difusa da mente.

Ilusão de ótica serve para definir a personalidade de uma pessoa?

Neste caso, algumas ilusões podem sim ajudar a identificar traços da personalidade humana. Isso acontece não por causa da ilusão em si, mas por conta da interpretação que cada um faz a respeito dela.

A forma como cada indivíduo enxerga, processa e responde ao meio em que vive está escorada nos padrões de comportamento e nos princípios que carrega dentro de si. Sendo assim, apenas pessoas pensam e agem de determinadas maneiras conseguem enxergar alguns elementos em imagens de ilusão específica.

Por que fazer os testes de internet?

É importante esclarecer que apenas profissionais bem qualificados e com as imagens certas são capazes de traçar algum tipo de diagnóstico ou identificar os padrões precisos de cada personalidade.

Os testes e desafios servem como ferramentas de autorreflexão que podem ajudar cada pessoa a desenvolver melhores qualidades internas. Essas habilidades certamente vão influenciar em uma vida mais prazerosa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário