scorecardresearch ghost pixel



Tirar o celular da tomada antes dos 100% prejudica o aparelho é mito ou verdade?

Saiba se são verdadeiros todos aqueles boatos de que tirar o celular do carregador antes de ele estar com com a carga completa pode prejudicar a bateria e, consequentemente, o seu smartphone.



Há diversas lendas urbanas sobre as quais temos curiosidades de saber se existe um fundo de verdade nas afirmações. Será que os videogames antigos realmente prejudicavam as TVs? Será que entrar na água depois de uma refeição realmente faz mal? Tomar um vento gelado é o suficiente para que contraíamos uma gripe?

Veja também: Não cometa ESTES erros ao carregar o celular e faça sua bateria durar mais

E uma dessas lendas bem conhecidas aqui envolve algo que estamos lado a lado praticamente o dia todo: os telefones celulares. Sim, todos sabem que um item bem sensível deles é a bateria. Quem não morre de medo de fazer algo errado e prejudicar a bateria do aparelho? Ter que mandá-lo para o conserto nunca sai barato!

Talvez esse medo tenha colaborado na criação de uma lenda conhecida por muita gente: é perigoso tirar o celular da tomada antes que a bateria atinja os 100% de carregamento?

Por causa da rotina corrida, muitas pessoas acabam colocando o celular para carregar apenas um pouco. Só aquele pouquinho que é suficiente para eles conseguirem passar o resto do dia sem morrer completamente. Isso se tornou super comum, mas há quem recrimine e muito o hábito.

Será mesmo que esse “medo” tem algum fundamento?

Para responder isso, precisamos primeiro nos aprofundar nas informações do aparelho. Praticamente todo celular tem a sua bateria feita de lítio atualmente, pois esse é um produto que acabou se mostrando perfeito para cumprir esse papel e cuja vida útil pode contada a partir de ciclos.

Imagine que cada vez que carregamos um celular completamente nós teremos um ciclo completo. Isso significa que, por exemplo, se carregarmos metade da bateria… nós gastamos metade de um ciclo, certo? Sendo assim, não importa o quanto você carregue a bateria, pois o desgaste dela sempre será igual.

Isso vai acontecer independentemente do ritmo no qual você decida carregar o celular.

A ideia de que uma bateria pode ficar “viciada” se não for carregada por completo é algo que era real no passado, mas por causa do material usado para produzi-las nos dias hoje, isso não acontece mais.

Se você quer saber quais cuidados deve tomar para que a sua bateria dure mais e sem qualquer tipo de problema, o recomendado é nunca deixar que ele zere e desligue antes de fazer a recarga.

Se o celular já deu o alerta de que a bateria está fraca, pronto! Aquele é o momento de carregá-lo. As baterias de celulares modernos tendem a durar cerca de 400 ciclos. Quando ela atingir esse nível, é provável que passe a demorar mais para carregar, porém irá “morrer” bem mais rápido. Aí pode ser melhor trocá-la mesmo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário