scorecardresearch ghost pixel



Tome cuidado! 5 coisas que podem fazer seu benefício do INSS ser SUSPENSO

Seu benefício pode ser suspenso e posteriormente cancelado caso você esteja fazendo alguma dessas coisas.



Muitas pessoas dependem dos benefício que são repassados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para viver no país. Não é para menos que todo cuidado é pouco para que o pagamento seja assegurado, sem chances de cancelamento, certo? Há quem sequer saiba que a suspensão do direito é mesmo possível.

Veja também: INSS suspenso? Saiba o que fazer para reativar o benefício

Infelizmente essa é a realidade. Os benefícios do instituto podem ser cancelados em mais de uma situação.

E para te ajudar a não ter esse tipo de problema no seu futuro, nós vamos explicar cinco formas de ter o benefício do INSS suspenso, pois assim é garantido que você se manterá longe dessas furadas.

Não comparecer na perícia médica agendada

O instituto precisa saber se você realmente está passando por uma situação que compromete a sua saúde e faz com que você tenha direito de receber a ajuda em questão. É por isso que as perícias são marcadas, visto que é necessário analisar cada caso e pessoa.

Se você não comparece, passa a mensagem de que está se escondendo para não ser verificado. O resultado disso pode ser o cancelamento imediato do seu benefício. Se você por alguma razão não puder se submeter à perícia, entre em contato com o INSS para avisar o porquê.

Indício de fraude

E por falar em esconder a verdade, se o INSS suspeitar que você pode estar dando o famoso “jeitinho brasileiro” para se passar por alguém que merece receber o dinheiro, será considerado um fraudador. Pois é! Não só o dinheiro será retido como você pode enfrentar algumas consequências severas.

Deixar de sacar o benefício no banco por 60 dias

As pessoas devem sacar o dinheiro depositado o quanto antes, mas elas têm até um mês para isso. Dois? Um pouco demais. Já não é permitido. Se a pessoa optar por ignorar o dinheiro por 60 dias, todo o benefício pode ser suspenso.

Informações desatualizadas

O governo precisa saber exatamente quem é você, além de estar a par de alguns pontos da sua vida. Se esses dados estiverem desatualizados, você pode acabar não recebendo os próximos depósitos. Sendo assim, fique de olho nas suas informações para garantir que tudo está em dia.

Alta em programa de reabilitação profissional

E por fim, se você estava recebendo um benefício temporário e acabou chegando ao fim da sua reabilitação, é hora de voltar a trabalhar. Isso implica que aquela ajuda será cancelada, pois ela não mais será necessária.

Afinal, o benefício é pago somente para pessoas que estão incapazes de exercer qualquer atividade. A partir do momento que em você recebe alta desse tipo de programa, entende-se que também já está apto a voltar às atividades do seu trabalho e logo não precisará mais de ajuda financeira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário