Trabalhador já pode sacar o ABONO salarial de 2022? Conheça as regras

Benefício referente ao ano-base 2021 garante até um salário mínimo ao trabalhador que se enquadra nos requisitos.



O governo federal autorizou, no início deste ano, o pagamento do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. O adiamento dos repasses foi necessário por conta da pandemia, que comprometeu o orçamento federal e complicou a situação das finanças do país.

Leia mais: Precisa fazer um PIX pelo Caixa Tem? Veja qual o limite de transação

Milhões de trabalhadores da iniciativa pública e privada tiveram acesso ao benefício, que equivale a até um salário mínimo. Muitos deles também se enquadram nas regras para receber o abono com ano-base 2021, cujos pagamentos estavam previstos para este ano.

O Planalto optou por não realizar o depósito em dobro e adiou os repasses do benefício. Dessa forma, os cidadãos que trabalharam formalmente em no ano passado só devem receber o abono em 2023.

Calendário foi divulgado?

Embora tenha postergado a liberação, o governo não divulgou nenhum calendário oficial até o momento. Contudo, o cronograma de pagamento do abono salarial tem como data limite 29 de dezembro, o que significa que todos os trabalhadores terão acesso ao dinheiro até o fim do ano que vem.

Quem tem direito?

O benefício anual de até um salário mínimo é um direito de quem cumpre as seguintes regras:

  • Ter inscrição no PIS/Pasep há no mínimo 5 anos;
  • Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base;
  • Ter trabalhado por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não) no ano-base;
  • Estar com os dados atualizados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) /eSocial.

Para obter mais informações sobre o programa, o interessado pode acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligar para a central telefônica 158. Outra opção é entrar em contato com a Caixa Econômica Federal (PIS) ou Banco do Brasil (Pasep).




Voltar ao topo

Deixe um comentário