Veja como se livrar do incômodo causado pelas ligações de telemarketing

Chamadas chegam a ser estressantes para os brasileiros. Mesmo após a oficialização da LGPD, telefones pessoais são usados em promoções.



Você já passou por algum momento em que recebeu muitas propostas de serviços e produtos por telefone e ficou irritado. Com o celular, diferenciar SPAM de uma ligação importante pode ser mais fácil, mas ainda sim várias organizações acabam insistindo em telefonemas invasivos, gerando constrangimento em várias pessoas que têm seus dados compartilhados. 

Veja também: Truque: veja como ver os status de quem te bloqueou no WhatsApp

A resolução da Anatel que foi oficializada este ano, acrescentou o 0303 em telefone fixo e celular usados em telemarketing. Dessa forma, você consegue identificar a origem das ligações. Contudo, mesmo com a possibilidade de bloquear, há centrais de atendimento que usam diferentes números, insistindo no contato de maneira descontrolada e até antiética. 

Alguns serviços digitais possibilitam o bloqueio do telemarketing, mas se não resolver, uma denúncia deve ser feita pela Anatel

Felizmente existem canais de denúncia como o Não me perturbe, plataforma que registra números em busca de bloqueá-los. No site do governo, é possível fazer reclamações anexando uma denúncia pelo Portal do Consumidor. Por fim, caso tenha mais informações sobre a chamada indesejada, registre diretamente uma queixa na Anatel (Agência Nacional de Telefonia).

As empresas que não cumprirem as regras após aviso prévio, poderão pagar multas de R$ 1 milhão por dia até R$ 13 milhões de reais. Recentemente, 180 empresas brasileiras foram multadas pelo Ministério da Justiça e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), em uma ação conjunta contra o abuso em ligações de telemarketing. Isso é um alerta às organizações que terceirizam essas tarefas e não sabem como determinada gestão está lidando com o banco de dados. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário