Receber chamadas telefônicas ininterruptamente atrapalha qualquer atividade, principalmente quando você está esperando um recado importante. Sendo assim, não há nada mais frustrante do que atender com pressa e observar o sinal do telemarketing. Felizmente existem aplicativos que têm a função de bloquear automaticamente esses contatos.
Veja também: Conheça o prefixo que mostra ligações de telemarketing e como bloquear esses números
Resolução da Anatel
Recentemente a Agência Nacional de Telefonia (Anatel), responsável pela fiscalização das ações envolvendo comunicações, criou um mecanismo de identificação rápida de ligações provenientes das centrais de atendimento. Portanto, fica fácil verificar números suspeitos, porém, o bloqueio deve ocorrer manualmente e nem todas as intervenções de SPAM são efetivamente sinalizadas.
Conheça aplicativos que bloqueiam chamadas suspeitas
1- Whoscall
Pode ser usado em aparelhos iOS ou Android sem nenhum custo para realizar download, mas oferecendo compras internas. Além de conferir quem fez a chamada, aponta se existem riscos de golpe e as opções de bloqueio são: números internacionais, privados e de outras categorias.
2- Truecaller
Também compatível com Android e iOS, consegue bloquear SMS, reduzindo as chances de receber um vírus. Consegue detectar fraudes, armazenar dados e assim como o modelo anterior, tem a maior parte das ferramentas gratuitas e oferece compras adicionais. Caso você troque de celular, a plataforma realiza o backup em um drive.
3- CallApp
Disponível apenas para dispositivos Android, tem o diferencial de reunir estatísticas, de quantas chamadas suspeitas foram realizadas e a quantidade de números bloqueados. Na versão paga, é possível gravar ligações a qualquer momento, sem limite de tempo.
4- Call Blocker
Também pode ser usado nos sistemas Android e iOS, encaminhando avisos sobre os números, que são analisados pelo próprio usuário. Há espaço que aceita denúncias e comentários levando em conta a experiência de outras pessoas. Também é gratuito, mas tem recursos que são liberados apenas mediante pagamento.