scorecardresearch ghost pixel



5 benefícios que toda pessoa com mais de 60 anos deve aproveitar

Veja uma lista de benefícios previstos no Estatuto do Idoso que garantem mais economia ao grupo de pessoas da melhor idade.



Ao completar 60 anos de idade, é possível ter acesso a diversas regalias previstas no Estatuto do Idoso. Mas via de regra, nem todo mundo fica por dentro desses benefícios e muita gente deixa de usufruir das vantagens que eles proporcionam ao grupo da melhor idade.

Leia mais: Suspensão dos precatórios está prejudicando segurados do INSS

Para evitar a desinformação, confira a seguir uma lista de benefícios voltados às pessoas com 60 anos ou mais que pouca gente conhece, mas que na prática podem fazer uma grande diferença nas finanças e gerar economia. Confira!

5 benefícios que toda pessoa que completa 60 anos pode usufruir

Veja abaixo uma lista de benefícios previstos no Estatuto do Idoso que garantem mais economia ao grupo de pessoas da melhor idade:

1. Gratuidade no transporte público

Pessoas com idade acima dos 65 anos podem apresentar sua identidade para não precisar pagar pelo uso de transporte público. Mas atenção: a regra não se aplica em todos os estados. Em alguns, é preciso solicitar junto à prefeitura um cartão ou bilhete eletrônico.

2. Pagamento de meia entrada

Para atividades esportivas, artísticas e culturais, pessoas com 60 anos ou mais podem pagar apenas 50% do valor da entrada (meia-entrada). Basta apresentar a carteira de identidade ou documento oficial com foto que comprove a idade.

3. Isenção no IPTU

Cada município estabelece suas regras quando o assunto é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Dependendo da localidade, é possível receber a isenção total do pagamento. A recomendação é que a pessoa procure a administração do seu município para saber se descontos são oferecidos.

4. Limite de reajuste em planos de saúde

Existe uma regra que impede que planos de saúde sofram alteração no caso de pessoas com 60 anos ou mais. Ou seja, mesmo com o passar da idade, as empresas ficam proibidas de adotar práticas discriminatórias a idosos quando o assunto são esses tipos de serviços.

5. Isenção parcial ou total do Imposto de Renda (IR)

Idosos com mais de 65 anos podem ter direito à isenção parcial do pagamento do Imposto de Renda (IR). Sendo assim, eles não precisarão pagar tributos sobre os salários – com exceção de outros rendimentos que ultrapassem o limite da cobrança.

No caso de idosos com doenças grave, é estabelecida a garantia de isenção total do IR. Para isso, é necessário apresentar um laudo médico pericial emitido por um serviço sob reconhecimento do governo federal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário