scorecardresearch ghost pixel



ESTAS são as opções de aposentadorias para quem tem 40, 50 ou 60 anos

Confira aqui as formas de aposentadoria após a Reforma da Previdência e veja qual escolha tomar para aproveitar a melhor idade sem preocupações.



Aposentar pode ter se tornado mais difícil após a Reforma da Previdência, mas saiba que existem algumas opções de aposentadorias que podem ajudar os segurados com 40, 50 e 60 anos de idade. Não fique de fora e veja qual escolha tomar para aproveitar a melhor idade sem preocupações.

Leia mais: INSS inicia pagamentos de até R$ 7.087 nesta segunda-feira, 1

40 anos

Segurados que estão atualmente na faixa dos 40 anos ou acabaram de passar dessa faixa etária são os que mais se deram mal com Reforma. Isso porque o grupo ficou de fora de boa parte dos benefícios previdenciários possíveis, apenas algumas raras exceções.

“A reforma cria um vácuo na concessão de benefícios, porque esse pessoal na casa dos 40 anos vai demorar duas décadas ou mais para conseguir se aposentar por idade, algo bom para o sistema, mas ruim para esses trabalhadores”, explica o advogado previdenciarista, Hilário Bocchi.

O grupo deve se manter nas novas regras da idade mínima, sendo de 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens.

50 anos

No caso dos segurados na faixa dos 50 anos, as regras de transição propõem melhores condições de aposentadoria por meio de diferentes sistemas de acesso à aposentadoria. O grupo possui, no geral, tempo de contribuição intermediário, o que permite sua inclusão nas mudanças da Reforma.

Em boa parte dos casos, os segurados com essa faixa etária podem optar pelos pedágios, de 50% e 100%, ou pela aposentadoria de transição por pontos. A dica é se planejar e sempre calcular a melhor rota para ter o benefício aprovado no seu maior valor.

60 anos

Os segurados com 60 anos costumam possuir muitos anos de contribuição, o que lhes dá a chance de acesso a uma gama maior de modalidades de aposentadorias do INSS. Isso porque muitos já possuem o direito adquirido para se aposentar este ano.

Ou seja, na prática, isso significa que aqueles na casa dos 60 anos, mas que ainda não são aposentados, contam com boas chances de aproveitar uma das aposentadorias vigentes antes da Reforma da Previdência.

Podemos citar como exemplo a aposentadoria por tempo de contribuição, que fica sendo de 30 anos para a mulheres e de 35 anos de contribuição para o homem, ou a aposentadoria por idade mínima, em 61 anos e seis meses para mulheres e 65 anos para homens em 2022.




Voltar ao topo

Deixe um comentário