A conexão por 5G finalmente se tornou uma realidade e tende se ampliar cada dia mais por todo o planeta. No Brasil, os donos de smartphones compatíveis já podem desfrutar da alta velocidade que a tecnologia fornece. Contudo, a nova banda de conexão com a internet está deixando os celulares mais quentes, afirmam especialistas no assunto.
Veja também: Novo ranking lista melhores operadoras de celular no mercado brasileiro
5G está superaquecendo os smartphones?
Os dados sobre a possibilidade de o 5G aquecer demais os celulares foi constatada pela empresa SmartViser, responsável pelo aplicativo ViSer, que analisa a vida útil das baterias de smartphones. Segundo as informações, o chipset da nova conexão tende a aquecer mais os aparelhos do que o antigo equipado para 4G.
Os funcionários técnicos da empresa estudaram diversos aparelhos novos, equipados com processadores Qualcomm, Exynos e MediaTek . Eles os testaram em uma sala ventilada, garantindo uma boa cobertura 5G no mesmo local. Então deram início aos testes, a partir dos quais conseguiram determinar 3 grupos de smartphones com resultados e comportamentos totalmente diferentes.
Celulares superaqueceram progressivamente com o 5G
Confiram quais foram as percepções dentro de cada grupo de dispositivos:
1 – No primeiro caso, o aparelho não aquece excessivamente e os testes puderam ser realizados até o fim;
2 – Em um segundo grupo de aparelhos, a temperatura do smartphone pode chegar a 48°C em apenas 20 minutos de uso do 5G. O aparelho permaneceu nesta temperatura até o fim dos testes;
3 – Por fim, observou-se o grupo mais interessante. Parece que alguns modelos são capazes de alternar automaticamente de 5G para 4G. Isto é, para reduzir a temperatura interna do dispositivo, o próprio processamento interno faz a alteração. Esse tipo de celular pode ultrapassar 45°, mas após cerca de 25 minutos. Enquanto isso, o aparelho executa todos os aplicativos em segundo plano na rede 4G para reduzir a temperatura.
A fim de não gerar danos às empresas, a SmartViser não comentou quais foram os modelos analisados.