scorecardresearch ghost pixel



Alerta Detran: motoristas podem PERDER CNH em breve!

A dica é sempre ficar de olho nas regras de trânsito para evitar maiores complicações. Veja as infrações que são consideradas autossupensivas.



Aproximadamente 170 mil motoristas ficarão sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quando isso acontece, a pessoa perde automaticamente o direito de dirigir e sofre outras sanções, como pagamento de multa, por exemplo. Entenda mais a seguir!

Leia mais: Novo Código de Trânsito: qual o limite de pontos na CNH em 2022?

Quando a CNH pode ser suspensa?

Segundo o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a suspensão da CNH acontece quando a pessoa ultrapassa o limite de pontuação ou comete alguma infração com efeito autossuspensivo.

O órgão alerta que cerca de 167 mil motoristas poderão ficar sem dirigir nos próximos meses. No entanto, o prazo pode ser maior, podendo variar de 2 meses até um ano. A dica então é sempre ficar de olho nas regras de trânsito para evitar maiores complicações.

CNH suspensa: e agora?

O motorista que tem a CNH suspensa perde o direito de dirigir, ficando impedido de conduzir qualquer tipo de veículo. O prazo da penalidade é determinado pelo Detran, sendo maior em casos de reincidência.

Para ter acesso à habilitação, o condutor deverá realizar um curso de reciclagem. Atualmente, existem algumas multas que podem causar a suspensão automática da CNH. Elas incluem: dirigir motocicleta sem capacete, quem se recusa a fazer o teste do bafômetro, quem dirige em velocidade acima dos 50% permitido, etc.

Julgamento

O diretor de fiscalização do Detran de Pernambuco, Sérgio Lins, declarou que o processo de julgamento das ações relacionadas à CNH está caminhando mais rápido que o habitual.

Isso permite o órgão reduzir pela metade o tempo para o julgamento de processos. O que acontece é que agora o novo sistema autoriza defesas de forma simultânea e não mais paralela.

Por fim, considerando que muitos dos processos ainda estão em julgamento, a contagem do número de CNHs suspensas no estado nos próximos meses pode aumentar ou diminuir, completou o departamento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário