scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Google vai avisar quando não houver informações confiáveis na busca

Novidade já está disponível no Brasil e indica os conteúdos com informações pouco confiáveis, principalmente por terem ficado disponíveis há pouco tempo. Entenda como funcionará na prática.



Uma novidade anunciada pelo Google promete ajudar no combate às informações falsas. A partir de agora a empresa vai avisar quando não houver muitas informações confiáveis nos resultados da busca em questão. O alerta será exibido principalmente nas notícias de última hora.

Leia mais: Google retira 17 aplicativos infectados que tinham objetivo de roubar senha

O alerta é resultado de vários testes nos sistemas de software. Dessa forma, o aviso será para indicar aos usuários que pode ser melhor verificar a notícia mais tarde, quando surgirem informações mais confiáveis de novas fontes disponíveis.

Informações confiáveis

Não é de agora que o Google trabalha no aperfeiçoamento do recurso. Com a infinidade de conteúdos disponíveis, fica cada vez mais difícil para os usuários identificarem quais fontes são ou não confiáveis de fato.

Inicialmente os avisos estavam disponíveis apenas em inglês e em buscas de conteúdos nos Estados Unidos. Agora o Google expandiu a novidade para mais países, inclusive o Brasil.

Dessa forma, o alerta é exibido principalmente nas pesquisas de conteúdos de última hora. A ideia é indicar aos usuários sobre a pouca quantidade de informações de qualidade sobre aquela pesquisa. Com isso, a intenção do Google é ajudar os usuários a encontrarem os dados mais confiáveis e úteis.

Os resultados confiáveis quase sempre estão ligados aos conteúdos divulgados por veículos jornalísticos e também por autoridades públicas. Sendo assim, quando houver pouca informação nesse sentido, o Google irá orientar os usuários que aguardem por mais referências sobre o assunto nas próximas horas.

A previsão é que a novidade seja liberada em breve e deve estar disponível em 8 idiomas, sendo eles: português; alemão; espanhol; francês; holandês; indonésio; italiano e japonês.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário