scorecardresearch ghost pixel



Android 13: veja quais são as novas configurações de segurança

Algumas pessoas já podem experimentar tudo o que o novo sistema operacional do Google tem a oferecer. Uma das vantagens do Android 13 está na alta segurança de informações.



O Google já começou a disponibilizar a versão mais recente de seu sistema operacional para os clientes da empresa. O Android 13 pode ser utilizado por muitas pessoas e possibilita algumas novas configurações de privacidade.

Veja também: Conheça algumas configurações em celulares Android para melhorar sua experiência

De acordo com especialistas, a maior parte das mudanças são menores do que nas atualizações anteriores. Contudo, ao que parece, a equipe de segurança do Android está tentando simplificar as opções de privacidade das pessoas no Android 13.

Esta versão do sistema operacional envolve mudanças ocultas para desenvolvedores de aplicativos e algumas opções de segurança simplificadas para os usuários.

Android 13 dificulta roubo de dados por Wi-Fi

O Android 13 ampliou a aplicação de permissão para dispositivos próximos, o objetivo é impedir que aplicativos usem permissões de Wi-Fi para coletar seus dados de localização. Em seu código, os desenvolvedores de aplicativos precisam especificar que nunca usarão APIs de Wi-Fi para acessar informações de localização.

Vale ressaltar que algumas mudanças de privacidade no Android 13 não exigem que você faça nada. Por exemplo, o sistema operacional começará a excluir o histórico da área de transferência automaticamente após um curto período.

Isso serve para que os aplicativos não espionem as informações que você copiou anteriormente. Além disso, a partir de agora, os programas que usam o ID de publicidade do Google, devem declarar a permissão do anúncio em sua documentação.

“Se seu aplicativo não declarar essa permissão ao segmentar o Android 13 ou superior, o ID de publicidade será removido automaticamente e substituído por uma sequência de zeros”, diz o Google.

Mais controle na mão do usuário

Poucas coisas são mais irritantes do que aplicativos que enviam uma enxurrada constante de notificações. Existem algumas que você pode não querer que apareçam na sua tela para qualquer pessoa próxima ver.

Embora seja possível controlar as notificações de aplicativos há algum tempo, o Android 13 está facilitando isso desde o início. Agora, quando você abre um aplicativo pela primeira vez ou o usa pela primeira vez em algum tempo, será perguntado se deseja que ele envie notificações.

Vale a pena acessar o novo menu de Privacidade, nas Configurações do Android para ver como ele está e quais são todas as novas opções de segurança para seu smartphone.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário