scorecardresearch ghost pixel



Apenas uma dose pequena de álcool é suficiente para alterar o cérebro: entenda

Algumas pessoas acreditam que só são afetadas pela bebida alcoólica ao se sentirem entorpecidas, mas as reações começam muito antes.



Um estudo realizado pelas Universidades de Colônia, Mannheim e Heidelberg, na Alemanha, observou os efeitos do álcool no metabolismo humano. As observações foram feitas a partir de camundongos e moscas, avaliando os resultados finais de acordo com os padrões científicos já disponibilizados. O objetivo dos pesquisadores era descobrir o que realmente acontecia com as células ao reagir às substâncias etílicas. 

Veja também: Descubra o país que mais consome cerveja no mundo e o ranking geral

Um estudo com respostas interessantes

Provavelmente você já ouviu o termo “beber socialmente”, referindo-se ao hábito de ingerir pouca bebida alcoólica apenas para acompanhar os amigos e se divertir. No entanto, ninguém sabe ao certo qual a quantidade de limite de consumo, duas latinhas de cerveja ou uma dose de whisky, porque culturalmente isso costuma mudar por ser subjetivo. 

A pesquisa “Intoxicação por etanol em dose única causa alterações neuronais agudas e duradouras no cérebro” foi publicada na revista científica “Proceedings of The National Academy of Sciences”, afirmando que uma pequena dose de álcool já é significativa. 

O funcionamento do fígado

Em geral, o álcool causa alterações perceptíveis no corpo, mas quando alguém é mais resistente aos seus efeitos, demorando para se embebedar, não significa que o fígado processa melhor pequenas doses. 

Aliás, a velocidade na qual o metabolismo trabalha influencia, mas o estilo de vida também, se a pessoa conseguir moderar e manter uma rotina saudável. Diversas organizações celulares do organismo são afetadas, a partir do primeiro gole de um vinho ou vodka, basta ter uma pequena porcentagem alcoólica e a atividade celular será modificada. 

Alcoolismo e problemas de saúde

Se o etanol afeta definitivamente as células humanas, se um adolescente passa a consumir bebidas alcoólicas antes que o seu corpo esteja plenamente desenvolvido, alguns riscos são considerados. 

Entre eles, interrupção do crescimento, vício em outras drogas e dificuldades cognitivas. Lembrando que não precisa ser em grandes quantias, um gole é suficiente para comprometer os sistemas responsáveis pelos processos orgânicos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário