scorecardresearch ghost pixel



Aposentadoria por idade: confira as regras para ter direito em 2022

A aposentadoria por idade tem regras que devem ser seguidas pelos trabalhadores que desejam receber o benefício. Confira como é o cálculo da aposentadoria.



A aposentadoria por idade tem regras muito específicas. Ela é um direito dos trabalhadores que contribuíram com a Previdência e cumpriram com todos os requisitos para realizar o pedido do benefício. Entre o que é necessário, a idade mínima de 65 anos para os homens e 61 anos e 6 meses para as mulheres agora em 2022 tem o maior peso.

Leia mais: INSS: aposentadoria com 5 anos de contribuição é mesmo possível?

A reforma da Previdência mudou muitas regras relacionadas à aposentadoria. Não é para menos que o trabalhador deve ter atenção aos requisitos para escolher o melhor momento de pedir o benefício e garantir um valor mais adequado com todo o histórico de contribuição do profissional.

Aposentadoria por idade: confira as regras

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de R$ 65,8 bilhões foram pagos neste ano até o mês de abril. A aposentadoria por idade exige uma quantidade mínima de contribuições, sendo de 180 meses. Esse período equivalente a 15 anos. No ano que vem, as mulheres que forem entrar com o pedido do benefício precisarão ter 62 anos de idade.

O pedido pode ser feito pela internet e sem maiores complicações. Um canal muito acessado pelos futuros segurados pelo instituto é o aplicativo Meu INSS, mas a solicitação pode ser feita também pelo site gov.br.

Ao pedir a análise do benefício, o trabalhador deve reunir todos os documentos necessários para comprovar o seu direito à aposentadoria por idade, inclusive, precisa ter em mãos o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Outros documentos certamente serão solicitados pela Previdência durante o pedido do benefício. Para calcular o valor da aposentadoria por idade, na regra de transição e na definitiva, o cidadão deve considerar: 60% da média de todos os salários + 2% ao ano acima do tempo mínimo de contribuição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário