scorecardresearch ghost pixel



INSS: aposentadoria com 5 anos de contribuição é mesmo possível?

A aposentadoria com apenas cinco anos de contribuição é possível em casos raríssimos. Veja o que diz a regra e quem pode conseguir o benefício dessa forma.



O tempo até a conquista da aposentadoria parece uma caminhada sem fim para muitos trabalhadores. Além da idade mínima, também é necessário cumprir com o tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas será que é possível conseguir o sonhado benefício com só 5 anos de contribuição?

Leia mais: Gasolina, etanol e diesel ficam mais de 5% mais baratos em agosto

A resposta é sim. Em alguns casos, os trabalhadores conseguem se aposentar com apenas cinco anos de contribuição contínua ao instituto. Apesar disso, essa é a realidade é vivida apenas por um número muito pequeno de brasileiros. Tão pequeno que pouquíssima gente consegue essa façanha.

Aposentadoria após 5 anos de contribuição

Antes de 1991, o trabalhador precisava cumprir o requisito de carência de 60 meses para aposentar, ou seja, de cinco anos. Contudo atualmente esse critério mudou, portanto são exigidos 180 meses de contribuição, o que totaliza 15 anos. A carência é agora muito maior. Apesar disso, a chamada Regra de Transição da Carência Reduzida vale para os segurados do INSS que atenderam aos requisitos de aposentadoria entre 1991 e 2010.

Em outras palavras, quem teve a idade mínima entre os anos de 1991 e 2010 tem direito ao período de carência reduzida! De acordo com a tabela, os meses de contribuição exigidos em 1991 eram 60 meses.

Subiu para 66 meses em 1993 e depois para 72 em 1994 até chegar aos atuais 180 meses. Dessa forma, se uma segurada completou 60 anos em 2000, ela precisa de 114 meses de contribuição.

Sendo assim, para aproveitar a regra em questão é preciso de:

  • 72 anos de idade para as mulheres em 2022;
  • 77 anos de idade para os homens em 2022.

Já para conseguir a aposentadoria com cinco anos de contribuição, as exigências são as seguintes:

  • 91 anos de idade para as mulheres em 2022;
  • 96 anos de idade para os homens em 2022.

São situações muito raras, certo? Certamente quem conseguiria o acesso à aposentadoria com um tempo tão curto de contribuição ao INSS recebeu o benefício há muito tempo já atendendo aos demais requisitos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário