scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Caminhoneiro: seleção para as próximas parcelas continua

Pouco mais de 190 mil profissionais da categoria receberam as duas primeiras parcelas do benefício no dia 9 de agosto.



O Ministério do Trabalho e Previdência confirmou que as duas primeiras parcelas do auxílio-caminhoneiro foram depositadas para 190.861 transportadores autônomos no dia 9 de agosto. O número representa apenas um pequeno percentual dos cerca de 870 mil cadastrados.

Leia mais: Furar o sinal vermelho: saiba em que situação fazer isso é PERMITIDO

A seleção dos aprovados é feita com base no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) da ANTT (Agência Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas) até 31 de maio de 2022. Além de estar cadastrado como TAC (Transportador Autônomo de Cargas), o profissional precisa estar com a CNH e o CPF válidos.

Mas não é só isso. O governo liberou as primeiras parcelas somente para os profissionais que registraram operação de transporte neste ano, decisão que gerou diversas críticas por parte de integrantes da categoria.

Não recebi, o que fazer?

Os caminhoneiros ativos no RNTR-C que não possuem operações registradas em 2022 podem regularizar sua situação para receber o auxílio. A autodeclaração deverá ser feita entre os dias 15 e 29 de agosto, no Portal Emprega Brasil ou no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Aqueles que se regularizarem dentro do prazo terão acesso às duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro. Quem deixar para depois poderá receber as próximas cotas, mas não os valores retroativos.

Calendário do auxílio-caminhoneiro

Confira as datas de pagamento do auxílio para transportadores autônomos:

Parcela Data de pagamento
1ª parcela 9 de agosto (paga)
2ª parcela 9 de agosto (paga)
3ª parcela 24 de setembro
4ª parcela 22 de outubro
5ª parcela 26 de novembro
6ª parcela 17 de dezembro




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário