scorecardresearch ghost pixel



Bancos podem CANCELAR seu cartão de crédito se você fizer ISSO

Conheça algumas das situações que podem levar ao cancelamento do cartão de crédito pelos bancos de forma repentina.



O cancelamento de cartões de créditos por bancos tem sido algo frequente nos últimos meses. Nas redes sociais, é comum encontrar relatos de pessoas que tiveram o serviço suspenso de forma definitiva pelas instituições, principalmente aquelas focadas no digital, como o Nubank, Inter, Credicard e C6 Bank.

Leia mais: Nubank libera PIX com pagamento no cartão de crédito; veja como utilizar

O fato tem sido mais comum do que se imagina, principalmente quando a ferramenta não cobra anuidade. Clientes de bancos que tiveram o cartão de crédito cancelado ou foram notificados sobre a suspensão do serviço costumam se questionar o porquê de isso acontecer. Descubra o principal motivo a seguir!

Cartão de crédito cancelado? Entenda o porquê

O cliente que solicitou ou recebeu um cartão de crédito de instituições financeiras, mas teve o serviço cancelado de forma abrupta pode atribuir a interrupção por diversos fatores.



O mais comum é por falta de inatividade na conta por um prazo acima de 12 meses, situação essa que aciona o cancelamento automático do cartão. Ou seja, o motivo mais comum para o cancelamento de um cartão é quando o cliente não utiliza os serviços financeiros.

No geral, os bancos contam com limite operacionais, que podem variar dependendo do tamanho da instituição emissora do cartão. Quando o cliente solicita um limite, mas não o utiliza, ele impede que outra pessoa interessada obtenha o saldo e consequentemente gere lucros para a empresa.

Mas não para por aí…

Além do motivo por inatividade da conta e do uso do cartão, existem outros fatores que podem ocasionar no cancelamento de um cartão de crédito. São eles:

  • Pessoas negativadas no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Pessoas com pendências de documentação após o prazo definido pela instituição;
  • Pessoas que estão com a documentação errada (incompleta ou com dados fraudados);
  • Pessoas que estejam descumprindo as regras determinadas nos termos de uso.


O que fazer se o cartão for cancelado?

A princípio, o cliente que teve o cartão de crédito cancelado deve entrar em contato com a empresa administradora do cartão para entender o motivo do cancelamento. Dependendo do caso, é possível solicitar a reativação ou ter que pedir um novo.

Se a segunda opção for a única disponível, o cliente deverá preencher novamente uma nova proposta, a ser submetida por análise pela instituição, que pode aumentar ou diminuir o limite anterior, bem como negar a aprovação do serviço.




Voltar ao topo

Deixe um comentário