Os bons hábitos financeiros garantem um score de crédito mais alto, afinal de contas, esse é o indicativo do relacionamento de cada cidadão com o mercado de crédito. Se a sua pontuação está mais baixa do que o considerado “na média”, confira essas dicas e as coloque em prática o quanto antes.
Leia mais: Seu score está baixo? Veja como consultar e aumentar a pontuação
Antes de tudo, se você ainda não sabe como está o seu score, o primeiro passo é fazer a pesquisa no site da Serasa. Você consegue conferir por lá qual é a sua pontuação exata e se está com o nome negativado. Feito isso, é hora de começar a cuidar melhor dos hábitos financeiros.
Score baixo
Todo consumidor deve saber que esse número não é um indicativo que muda do dia para a noite, então qualquer alteração deve ser pensada a longo prazo para garantir uma boa pontuação.
Caso haja alguma dívida, comece a quitando. Se livre de todas as pendências! O melhor caminho é buscar uma negociação com o credor para conseguir limpar o seu nome.
É importante ter também o Cadastro Positivo, que indica o histórico de pagamentos e mostra que todas as contas são pagas em dia. Ele serve justamente de termômetro para o mercado quando o CPF de uma pessoa é pesquisado.
Se o score está baixo, outra forma de melhorar a pontuação é por meio da atualização cadastral. Isso facilita a consulta feita pelos bancos e pelo mercado em geral. Essa medida é importante principalmente para quem está em busca de empréstimos, por exemplo.
Além disso, tenha as contas de casa em seu nome e pague sempre em dia. As faturas de água, luz, gás e várias outras entram para o seu histórico. Dessa forma, todos os pagamentos em dia te ajudarão a construir um bom histórico que só irá melhorar o seu score.
Agora que você conferiu todas as dicas, coloque-as em prática o quanto antes para melhorar a sua pontuação e conseguir mais benefícios no mercado.