scorecardresearch ghost pixel



Com a CNH custando até R$ 3 mil, veja como tirar a habilitação de GRAÇA

Dependendo do estado, preço para obter o direito de dirigir pode ser bastante elevado. Descubra quem pode tirar a carteira sem nenhum custo.



O valor total para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aumenta a cada ano. Em alguns estados, o preço pago para obter o direito de dirigir pode chegar a R$ 3 mil. Considerando essa cifra, entende-se a dificuldade de muita gente não ter acesso à habilitação no Brasil.

Leia mais: ESTES são os motoristas que terão a CNH SUSPENSA nos próximos dias

Mas existem formas de obter a CNH de forma menos complicada. Uma delas é parcelando o valor total, suavizando seu impacto no bolso, ou então conquistando o direito à primeira carteira de motorista por meio do programa CNH Social. Veja a seguir como funciona essa iniciativa!

Programa CNH Social

Inicialmente, o programa CNH social foi idealizado em 2011 pelo Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). O governo federal então acatou a ideia e iniciou a expansão do programa, que tem ajudado a população de baixa renda a tirar a primeira habilitação sem nenhum custo.

No entanto, de antemão, é preciso esclarecer que nem todos os estados são adeptos à prática da CNH Social. Antes de tudo, é importante o cidadão consultar no site do Detran da unidade federativa onde ele mora para saber se ela disponibiliza a oferta da carteira de motorista grátis.

Quais os requisitos para tirar a CNH grátis?

No geral, existem algumas regras que devem ser cumpridas pelos interessados no programa, que os torna elegíveis à habilitação sem custo. Confira abaixo:

  • Ser aluno de rede pública – no caso da modalidade para estudantes;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ter 18 anos ou mais;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter renda familiar mensal de até 2 salários mínimos;
  • Ser beneficiário de algum programa social.

Dependendo do estado, alguns pré-requisitos podem ser exigidos ou não. É preciso que o candidato se atente às regras para garantir sua vaga no programa.

Algumas regiões também abrem vagas para quem é trabalhador rural, é portador de deficiência ou possui condições financeiras extremamente precárias, mas deseja ganhar a vida atrás do volante.

Outro ponto importante a ser reconhecido é que a inscrição no programa não dá garantia de recebimento da CNH Social, tendo em vista que costumam ser poucas as vagas disponibilizadas diante do número de interessados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário