scorecardresearch ghost pixel



Como o mentiroso escreve? Pesquisa revela alguns detalhes interessantes

Descubra quais são os traços textuais que uma mensagem mentirosa deve contar, segundo um estudo recente desenvolvido na Universidade de Cornell.



Todo mundo já foi enganado um dia (ou até já enganou alguém também), mas nem percebeu a mentira enquanto ela era contada. No entanto, existem indícios que podem identificar o mentiroso e que são estudados pelas ciências que se dedicam a analisar o comportamento humano.

Veja também: WhatsApp: confira as melhores funcionalidades lançadas em 2022

Desde a maneira como a pessoa gesticula até como ela fala e escreve podem denunciar um mentiroso “de carteirinha”. Pois é, você pode desconfiar de uma mentira analisando a maneira como alguém está escrevendo uma mensagem.

Pesquisa mostra que mentiroso tem jeito peculiar de escrita

Segundo pesquisadores da Universidade de Cornell, as pessoas mentirosas possuem determinados hábitos ou padrões de escrita que podem ser facilmente identificados em mensagens de texto, por exemplo.

Claro que essas informações não são absolutas ou suficientes para denunciar um fato fake, por exemplo. Elas servem para endossar alguma suspeita de que uma pessoa está mentindo.

Como identificar a mentira pela forma como a pessoa escreve?

De acordo com o estudo mencionado, o mentiroso costuma utilizar bem mais palavras para escreverem suas mensagens. Isso quer dizer que uma mensagem verdadeira é mais sucinta, enquanto a mentira precisa de mais argumentos e rodeios para se tornar convincente.

Uma das expectativas dos pesquisadores era a de encontrar mais pronomes direcionados a outras pessoas. No entanto, a verdade é que o número de pronomes foi menor, contanto apenas com uma peculiaridade. O grupo feminino de mentirosas escreveu mais pronomes pessoais, como “eu”, ao contar uma mentira.

Algumas palavras de incerteza, como “talvez”, “tentar”, “provável” e “possível” também apareceram ligeiramente mais do que em mensagens verdadeiras. Elas ajudam a mostrar um pouco de humildade em quem fala e despertam a incerteza em quem lê, sendo uma arma interessante para ser usada em prol da mentira.

Lembre-se que nenhuma das informações pode ser utilizada como veredito para identificar com plena certeza o mentiroso. No mínimo, os dados são alguns indícios que corroboram para que a verdade seja alcançada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário