scorecardresearch ghost pixel



Comportamentos que podem fazer com o seu cachorro perca a confiança em você

Muitas pessoas acreditam que os animais podem entender o mundo conforme a realidade humana. Veja o que os deixa tristes.



O instinto canino permanece mesmo com a domesticação, então os cachorros acabam replicando ações que desagradam algumas pessoas. Nesse caso, é necessário ter empatia levando em conta suas particularidades, inclusive entre as espécies. Existem brincadeiras que não são tão engraçadas e muitos costumam achar divertido ou não pensam nas consequências. 

Veja também: Mortíferas! 4 frutas que seu cachorro jamais pode comer

Ao adotar uma postura envolvendo punições e abandono, o estímulo à agressividade e desconfiança acabam aparecendo. Isso prejudica a saúde do animal, que sequer entende porque é tratado sem consideração. A solidão e falta de recursos em seu desenvolvimento afetam profundamente sua vida, que deve ser repleta de carinho e atenção. 

Ações com cachorros que também representam violência, mas nem todos reconhecem 

Falta de passeio

O cachorro precisa fazer exercício e sair de casa praticamente todos os dias, dependendo da raça. Dessa forma, ao ficar preso, é como se tivesse sua liberdade restringida, além de afetar os momentos de sanar necessidades biológicas.

Gritar

Elevar a voz para os animais não adianta nada, quando não ligam, ficam assustados e passam a temer a companhia dos outros. Essa atitude exagerada rompe o vínculo de confiança, impedindo o cão de expressar alegria.

Esfregar o focinho

Quando um cachorro faz algo de errado, uma punição comum é esfregar o nariz no local em que a bagunça foi feita. Pode machucar e com certeza está longe de ser educativo.

Não recompensá-lo

Ignorar o progresso e adestramento de um animal é uma péssima ideia caso o objetivo seja o aprendizado. Ao ser recompensado, a disciplina e bom comportamento são alcançados.

Reclusão

Afastá-lo das atividades e não deixar o cão livre acaba despertando nele uma certa frustração. Em algumas situações, a ocorrência pode ser vista como maus tratos, pela gravidade da negligência. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário