scorecardresearch ghost pixel



Confira 3 bebidas que podem envelhecer o seu cérebro rapidamente

Estudos mostram como algumas bebidas podem comprometer o bom funcionamento do cérebro. Confira quais são elas e veja os alimentos que pioram o problema.



Pesquisas recentes mostraram como alguns alimentos e 3 bebidas, em particular, podem fazer mal para a saúde da sua mente. Elas ajudam a “envelhecer” o cérebro bem mais rápido.

Veja também: Como malhar a mente? Descubra 6 exercícios para o cérebro

Confira quais são elas:

1 – Refrigerante

Um estudo de 2017 publicado na Alzheimer’s & Dementia descobriu que o refrigerante estava associado ao envelhecimento cerebral acelerado e que os participantes que bebiam pelo menos um refrigerante todos os dias experimentaram instâncias mais altas de diminuição no volume cerebral.

2 – Refri sem açúcar

Depois de ler sobre os efeitos que beber refrigerante pode ter no processo de envelhecimento do seu cérebro, sua reação intestinal pode ser supor que o refrigerante diet é uma opção melhor. Infelizmente, a pesquisa também encontrou uma conexão entre refrigerante diet e saúde do cérebro.

3 – Álcool

A pesquisa atual é conflitante. Algumas das pessoas mais longevas do mundo, que residem nas regiões conhecidas como Zona Azul, bebem um copo de vinho tinto regularmente e são conhecidas por quase não terem casos de doença de Alzheimer ou demência .

Mas pesquisas recentes de 2022 mostram que apenas uma ou duas bebidas por dia podem afetar negativamente seu cérebro. De acordo com um estudo publicado na Nature , descobriu-se que beber mesmo quantidades moderadas de álcool reduz a massa branca e cinzenta, que são partes do cérebro responsáveis ​​por diferentes funções cognitivas.

Alimentação e a saúde mental

Pode-se dizer que tudo que ajuda o corpo a melhorar, ajuda o cérebro também. Não é à toa que quanto mais cuidamos da saúde, mais disposição e vontade sentimos de desempenhar as várias atividades cotidianas. O cérebro precisa de uma quantidade imensa de energia e nutrientes para ligar a infinidade de terminais da rede neural.  Assim, ninguém quer ter uma mente lenta, preguiçosa e suscetível a doenças.

Alimentos que fazem mal para a saúde da mente

Se tudo que faz bem ao corpo, melhora o raciocínio, o contrário também é verdade. Os alimentos mais prejudiciais para o organismo afetam diretamente a qualidade da mente.

Dessa forma, podemos dizer que prejudicam o cérebro os seguintes alimentos:

– Embutidos;

– Industrializados;

– Produtos com alto teor de sódio;

– Gordura trans;

– Gordura saturada em excesso;

– Uso crônico e exagerado de bebida alcóolica;

– Açúcares processados;

– Doces em excesso;

– Estimulantes, como a cafeína, em excesso;

– Molho shoyu;

– Sorvete.

Alimentos que podem fazer bem para a cabeça

Em contrapartida, para ter uma saúde mental em dia, a alimentação balanceada é uma grande ajuda. Ingira mais frutas, legumes, verduras, castanhas, amêndoas, carnes de peixe ricas em ômega 3 e vários outros.

Além disso, é importantíssimo largar o tabagismo (parar de fumar), reduzir o consumo de bebida alcoólica e se exercitar. A prática de atividade física é extremamente benéfica para a ação do cérebro e da mente das pessoas.

Por tanto, não há segredo, o jeito é alinhar uma rotina mais saudável para sair ganhando. O cérebro e o corpo vão te agradecer imensamente por isso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário