scorecardresearch ghost pixel



Como malhar a mente? Descubra 6 exercícios para o cérebro

Separamos 6 bons exercícios para o cérebro e que podem ser feitos na sua casa. Todos eles ajudarão a prevenir doenças degenerativas e retardam o envelhecimento da mente.



Todas as pessoas gostariam de envelhecer com uma mente esperta e ativa, certo? Afinal, é importante manter a lucidez para continuar com uma boa qualidade de vida. Neste sentido, separamos 6 bons exercícios para o cérebro que vão te ajudar a ter uma velhice lúcida e com mais qualidade de vida.

Veja também: O que é Dieta Mind? E como pode melhorar a saúde do cérebro?

6 exercícios para o cérebro e que evitam o envelhecimento da mente

Confira abaixo quais são os exercícios para o cérebro que você pode fazer a partir de agora:

1 – Atividades para cognição

A reserva cognitiva ajuda a compensar lesões neuronais com a idade e ajuda a evitar Alzheimer e várias outras doenças ligadas ao cérebro. Para fazer isso, você precisa:

  • Ler;
  • Tocar instrumentos;
  • Desenhar ou pintar;
  • Fazer artesanato;
  • Viajar e conhecer novas culturas;
  • Aprender um idioma;
  • Estudar.

2 – Relacionamentos

Ter amigos e familiares próximos é uma ótima saída para prevenir problemas mentais no futuro. Vários estudos mostram que as pessoas com melhores círculos sociais vivem melhor e têm mais qualidade na saúde do cérebro. O que importa aqui não é a quantidade de amigos, mas sim a qualidade. Conhecer pessoas novas, participar de grupos etc. Tudo isso vai te ajudar a pensar e a viver melhor e mais leve.

3 – Exercícios para o cérebro e para o corpo

Como sempre, a atividade física é uma das fontes de saúde, não apenas para o corpo e para a mente. Pesquisas comprovam que pessoas ativas diminuem drasticamente a ocorrência da degeneração neuronal.

4 – Curiosidade

Este ponto se aproxima muito da reserva cognitiva. Pois a curiosidade estimula o cérebro a aprender e a trabalhar para desvendar novos mistérios. Ela é uma excelente ferramenta para se tornar mais saudável e mais ativo mentalmente.

5 – Alimentação

Assim como a atividade física, a alimentação é fundamental para o organismo funcionar corretamente. Dê preferência para alimentos orgânicos, naturais e mais leves. Evite os produtos industrializados, processados e com alto teor de gordura saturada ou trans. A bebida alcoólica deve ser ingerida com boa moderação também.

6 – Mente bem alinhada

Parece clichê, é verdade, mas o pensamento positivo realmente faz bem para a mente. Pessoas que pensam de forma mais positiva tendem a ser mais felizes e ter uma saúde mental melhor. Isso não significa ser uma pessoa “entorpecida”, ou “abobada”. Significa tentar enxergar as coisas boas que a vida oferece, as quais existem em abundância.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário