As pessoas invejosas estão por toda parte. Sempre nos deparamos com um indivíduo que está ali apenas para tirar o que há de melhor no ambiente e nas outras pessoas. O sujeito faz com que tudo seja sobre ele, passa por cima de qualquer um para ter o que quer e não se importa nenhum pouco com os sentimentos alheios. Algo parece familiar?
Veja também: Teste de personalidade revela o seu maior medo em um relacionamento
É o tipo de pessoa de quem precisamos nos afastar o quanto antes. O problema é que nem sempre nós os reconhecemos logo de cara, certo? Às vezes eles se aproximam como amigos simpáticos, então apenas muito depois é que percebemos que estamos sendo sugado energética, emocional e financeiramente por essas pessoas tóxicas.
Pior ainda é quando nós acabamos em um relacionamento com alguém assim, porque o nível de prejuízo tende a ser tão grande que saímos da relação precisando de terapia. É um pesadelo. Não é à toa que estamos aqui para te ajudar a não mais cair nas garras de gente desse tipo! Sendo assim, fique bem atento, pois vamos listar aqui quais são os principais sinais que mostram que você pode estar com um sugador ao seu lado.
1- Eles são sempre o centro do drama
Não importa qual seja o motivo do conflito, esse pessoal sempre estarão no meio, mas como – falsas – vítimas, é claro! É como se eles gostassem da atenção, não importa se é positiva ou negativa.
Se positiva, podem se vangloriar. Se negativa, darão um jeito de se tornar os grandes injustiçados da história toda. De modo geral, é como se não houve um cenário no qual eles possam sair perdendo.
O lado bom é que, com tanta exposição, os tóxicos acabam “mostrando as garras” e deixam claro para as pessoas o quão manipuladores eles podem ser.
2- Eles são sempre o centro das atenções
Brigas são apenas um exemplo, pois as pessoas com esse traço de personalidade sempre querem ser o centro de tudo. Elas são os amigas mais legais, mais leais, mais gentis e mais… tudo. Claro, nada disso é verdadeiro.
Em um ambiente comum, é como se elas quisessem brilhar para chamar a atenção de todos. Às vezes pode ser engraçado, mas com o tempo? Isso fica extremamente incômodo. Ninguém mais vai querer tê-las por perto.
3- Eles são sempre donos da razão
Não importa se estão erradas ou não, elas irão distorcer tudo ao ponto de você se perguntar se estão realmente sendo acusadas injustamente ou não. É o seguinte: se essas pessoas acertaram, o mérito delas; se elas erram… alguém as levou a isso. No geral, nunca é culpa delas. Nunca são responsáveis por nada.
É bem drástico, na verdade, se não estão certas claramente é porque são as vítimas incompreendidas.
4- Eles são codependentes
Poderíamos usar a palavra “parasita” também, já que basicamente esse pessoal sempre está dependendo de alguém para poder fazer algo. E agem assim apenas para serem responsáveis pelo mínimo esforço possível em… basicamente qualquer coisa, ainda que seja algo simples. É muito comum.