scorecardresearch ghost pixel



É oficial: governo anuncia redução do IPI de carros e outros produtos

Tributo é aplicado em aproximadamente R$ 4 mil produtos industrializados. Lista inclui celulares, computadores e também automóveis.



Notícia boa para os brasileiros! O governo federal, por meio de decreto, anunciou a redução de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para itens fabricados em território nacional.

Leia mais: Adeus, IPVA: 18 veículos que ficam isentos do imposto a partir de 2023

Atualmente, o tributo é aplicado em aproximadamente R$ 4 mil produtos industrializados. A lista inclui celulares, computadores, equipamentos de ginástica, eletrodomésticos, dentre outros.

No entanto, o que chama a atenção é a redução do IPI para automóveis, incluindo carros e motocicletas. O percentual de aplicação cai de 25% para 18%.

Aumento da competitividade

Um ponto importante trata da exclusão dos principais itens fabricados na Zona Franca de Manaus da lista do decreto. O intuito é garantir a competividade dos produtos da área.

Segundo o Ministério da Economia, a ideia é ampliar a competividade da indústria, estabelecendo a cobrança de menos impostos, mas mantendo o aumento da produção. A pasta ainda estabelece medidas que vão prover segurança jurídica devido a redução do IPI.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário