Cerca de 30,5 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam a antecipação das duas parcelas do 13º salário entre os meses de abril e junho deste ano. No entanto, um novo grupo de segurados também será contemplado com a gratificação a partir de novembro.
Leia mais: Bolsonaro assina decreto que vai IMPACTAR quem é aposentado do INSS
São as pessoas que começaram a receber benefícios previdenciários a partir de maio. Neste caso, será paga uma parcela única do 13º salário do INSS de forma proporcional no final do ano. Saiba a seguir quem tem direito ao pagamento!
Quem pode receber o 13º salário do INSS?
A liberação da gratificação extra é oferecida a quem recebe:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio por incapacidade temporária;
- Auxílio-acidente; e
- Auxílio-reclusão.
A quantia extra não é repassada para quem recebe auxílios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia.
Qual o valor da parcela única do 13º salário do INSS?
Como dito acima, um grupo de segurados vai receber o 13º salário do INSS em novembro e dezembro, neste caso, aqueles que começaram a receber algum dos benefícios previdenciários em maio.
O pagamento será feito em parcela única, começando no dia 25 de novembro e terminando em 7 de dezembro. O valor é proporcional a quantidade de meses que a pessoa tornou se beneficiaria. Se foram 6 meses, por exemplo, ela receberá como adicional a metade do valor pago em folha atualmente.
Calendário 13º salário do INSS 2022
Observe a seguir os calendários do INSS para quem começou a receber benefícios a partir de maio:
Para quem ganha um salário mínimo
Para quem ganha acima de um salário mínimo