scorecardresearch ghost pixel



ESTA é a profissão que mais cresceu no Brasil e que promete vai crescer mais

A profissão de cuidador de idosos segue em amplo crescimento, não só no Brasil como no mundo inteiro! A previsão de aumento no número de profissionais segue boa também para os próximos anos. Veja detalhes sobre os dados.



As pessoas estão vivendo mais. Essa longevidade é resultado de vários fatores, como o avanço das tecnologias que permitem um cuidado maior com a saúde. Por causa disso, o número de pessoas na terceira idade é maior, então a profissão de cuidador de idosos tem ganhado ainda mais importância nos últimos dez anos no Brasil.

Leia mais: Lista de 21 profissões que NÃO podem abrir MEI em 2022

Apesar de muitas pessoas estarem vivendo mais e melhor, algumas limitações são naturais à idade. Sendo assim, é sempre importante ter com quem contar a qualquer hora do dia. A previsão é que nos próximos dez anos o Brasil tenha mais de 39 milhões de idosos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cuidador de idosos

Os números indicam que a profissão tem ainda mais campo pela frente. A previsão se confirma pelos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo o levantamento, a profissão do cuidador de idosos foi a que mais cresceu no Brasil durante a última década.

Passou de 5.263 para 34.051. Em outras palavras, esse foi o tempo necessário para que houvesse um aumento de 547% no número de profissionais. Da mesma forma, quem está de olho nessa realidade tem buscado a capacitação por meio de cursos como enfermagem e de cuidador de idosos (Curso GRÁTIS Cuidador de Idosos).

A oferta de cursos livres também está maior, por isso fica mais fácil encontrar formações com duração que varie entre 80 a 160 horas. É uma opção para quem busca entrar no mercado de trabalho mais rápido, sem cursar uma faculdade de enfermagem, por exemplo.

A remuneração é outro fator que varia bastante. É preciso considerar as horas trabalhadas, assim como os turnos. Por exemplo: quem trabalha à noite ou passa a madrugada com o idoso cobra mais caro pelo serviço. O que também contribui, é claro, é a formação e os demais cursos feito pelo profissional que trabalha como cuidador de idosos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário