scorecardresearch ghost pixel



Este dia da semana é o preferido para golpes online; saiba quando se proteger

Muita gente não sabe, mas há um dia e horário específico para a ação dos golpistas ser mais certeira. Veja como ficar mais atento e se proteger.



Diante de tantos crimes sendo realizados na internet, parece que ficou mais fácil entender o padrão por trás das ações dos golpistas. Sabia que tem dia certo e horário preferido pelos criminosos que aplicam golpes online? Pois é! Descubra quais são e veja como se proteger para não ser mais uma vítima.

Leia mais: Câmara aprova punição aos golpes cometidos pelas redes sociais

Os criminosos estão cada vez mais preparados e ousados. Eles aperfeiçoam as práticas para enganar um número maior de pessoas e diversificar os tipos de crimes virtuais. E mesmo com tanta informação disponível, ainda há muita gente caindo em golpes que poderiam ser evitados com um pouco mais de cautela e atenção.

Ação dos golpistas

A razão para tantos brasileiros acabarem sendo vítimas dos bandidos que roubam dados e dinheiros das pessoas é justamente a desatenção ao modo de ação desses indivíduos. Contudo basta um pouco mais de atenção para perceber os sinais de que algo não está muito certo na interação entre vocês. Inclusive, uma pesquisa avaliou os horários e dias preferidos pelos criminosos!

A intenção é de ajudar as pessoas a ficarem cada vez mais atentas.

O levantamento é da Konduto, um sistema antifraude para pagamentos online. Segundo os dados analisados, a segunda-feira é o dia mais propício. E quando o assunto é golpe online, os crimes acontecem mais durante o dia.

Isso porque eles abordam as pessoas durante o expediente ou na correria do primeiro dia da semana, pois é quando todos estão menos atentos e podem se tornar alvos fáceis das artimanhas já programadas.

De acordo com os dados da pesquisa, 17,48% das tentativas de golpes pela internet foram mesmo na segunda-feira, principalmente porque esse é o dia escolhido por muitas companhias para fazer contatos de telemarketing com oferta de produtos e serviços para os clientes.

Esse levantamento também identificou o período ideal para que os crimes ocorram, então fique atento, pois é entre 12h e 14h. Cerca de 20% dos golpes foram registrados nesse intervalo de tempo.

Percebeu que esse também é o horário de almoço de muitos? Ou seja, é aquele momento do dia onde há um pouco mais de tempo para resolver as pendências, como fazer compras online e pagar algumas das contas. Sendo assim, muita atenção aos sites e boletos falsos que circulam por aí.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário