scorecardresearch ghost pixel



ESTE é o valor que a sua aposentadoria do INSS pode chegar em 2023

O salário mínimo previsto para ano que vem pode sofrer novas alterações. Por quê? Inflação! Fique por dentro de todos os detalhes sobre as previsões para janeiro de 2023.



Muitas pessoas acabaram decepcionadas quando ouviram falar que o salário mínimo seria reajustado para R$ 1.294 no início do ano que vem. A grande maioria achou esse valor muito baixo, principalmente porque ele não vai conseguir dar conta de bater de frente com a inflação.

Veja também: NOVO salário mínimo 2023 aumenta após SUBIDA da inflação

Em outras palavras, mesmo com esse aumento no valor, o brasileiro continuará a perder o seu poder de compra.

O valor foi estabelecido durante a reunião do Congresso Nacional onde a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovada. No entanto as chances é de que as coisas continuem mudando de direção até que o próximo ano chegue.

E justamente por causa da inflação, é possível que o valor final do salário mínimo acabe mudando outra vez.

O Ministério da Economia divulgou recentemente uma nova estimativa sobre a inflação, que levou em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve uma alta e foi para 7,41%.

Isso muda bastante as coisas, já que a previsão anterior do governo e que influenciou a escolha do novo salário mínimo foi feita com o INPC em 6,7%. Com essa mudança na porcentagem, o salário deve mudar também.

O novo número do salário mínimo não é tão mais alto que o anterior, mas o fato é que qualquer valor a mais que o trabalhador já ganha já é motivo de alívio.

Com as novas alterações, o salário mínimo em 2023 pode ir para R$ 1.302, no entanto vale lembrar que as mudanças vão valer tanto para quem ainda trabalha e recebe um salário mínimo quanto para as pessoas que são aposentadas e pensionistas.

Por quê? Bem, o INSS também segue os mesmos padrões orçamentários, então usa o salário mínimo como base para que os seus próprios pagamentos não fiquem confusos. No momento, tudo o que o povo brasileiro – tanto os trabalhadores quanto os beneficiários do instituto – podem fazer é esperar, já que por enquanto tudo não passa de especulação.

A verdade só será anunciada em janeiro do ano que vem, que é quando o salário mínimo vai será oficializado. Ele não necessariamente pode seguir a linha das pressões orçamentárias, então tudo pode acontecer.

Vale lembrar que nesse exato momento, o índice inflacionário já passou da casa dos dois dígitos, porém há uma previsão de queda nos próximos meses.

O que deve ocasionar essa queda é a implantação de um teto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que limita o quanto pode ser cobrado sobre esse tributo, que abarca combustíveis e outros itens essenciais.

Mas não se engane! Essa baixa deve ser apenas temporária. O preço deve voltar com os futuros reajustes da Petrobras, uma vez que ela é a maior responsável pela determinação os valores dos combustíveis.

Com o preço subindo, o transporte fica mais caro e isso acaba refletindo em tudo mais que é básico, então logo a inflação volta a subir.




Voltar ao topo

Deixe um comentário