scorecardresearch ghost pixel



Ilusão de ótica se populariza na internet e confunde o cérebro de mais de 86% das pessoas

Observe a imagem abaixo por alguns segundos e depois tente imaginar o que você está sentindo, porque em diferentes pessoas os efeitos dos pequenos círculos costumam ser distintos.



A ilusão de ótica diverte muitas pessoas e está presente até em museus, devido a sua importância para explicar como funciona a visão. O olho recebe estímulos da luz e cria uma imagem da realidade, portanto, apesar da perspectiva humana ser parecida, ninguém enxerga da mesma forma. Daqueles que visualizaram a ilustração acima, pelo menos 86% declarou ter se sentido impactado. 

Veja também: Só 1% consegue ver! Ilusão de ótica surpreendente viraliza

De forma proposital, o desenho foi desenvolvido para criar a ideia de que há um buraco no meio da tela. Porém, o recurso não explora apenas esse efeito, ao usar técnicas de profundidade e dimensionamento. Como as espirais, o ponto que atrai a atenção também parece estar se movendo, podendo causar tontura ou desconforto visual em quem tem sensibilidade. 

O exercício mental ainda divide opiniões sobre o propósito de mostrar como o cérebro pode ser enganado 

Apesar do sucesso, é claro que existem grupos subestimando as inúmeras versões da ilusão de ótica. Contudo, seu papel também tem relevância quando se trata de cultura, porque muitos artistas pintam quadros pensando nesse esquema visual. O próprio cinema, com animações e efeitos especiais, aposta nos efeitos procurando proporcionar uma experiência imersiva aos telespectadores. 

Em relação às notas sensoriais, resultando em visão turva ou incômoda, isso ocorre a partir de vários padrões. A reação também varia de acordo com a pessoa, lembrando que algumas até utilizam estampas geométricas em roupas sem o menor problema. Outros ao observar uma sequência de objetos parecidos, começa a ficar incomodado ou até irritado, sem necessariamente ter algum tipo de obsessão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário