Instagram endurece medidas de bloqueio para menores de 16 anos

Descubra o que muda com a nova política de proteção a conteúdos sensíveis direcionada a menores de 16 anos dentro do Instagram. Medida está em andamento.



Assim como tem acontecido com outras redes sociais, o Instagram decidiu endurecer as regras para pessoas menores de 16 anos de idade. Nesta semana, a empresa deixou claro que vai exibir menos conteúdo para adolescentes que tenham menos de 16 anos de idade. No caso, se trata de materiais sensíveis e que possam causar algum tipo de perturbação ou despertar sentimentos impróprios.

Veja também: Entenda como descobrir o que uma pessoa anda curtindo no Instagram

Instagram foi alvo de críticas em vazamento de dados

De acordo com as informações divulgadas, o objetivo do Instagram é dar mais controle para os usuários. Isso faz com que as publicações dentro da rede social sejam menos tóxicas para os adolescentes menores em relação à idade citada acima. Vale lembrar que a rede já dificulta o contato entre pessoas adultas e menores de idade.

Em um passado recente, o Instagram se envolveu dentro de polêmicas depois do vazamento de dados da até então empresa chamada Facebook (hoje se chama Meta). Alguns relatórios foram vazados e evidenciaram que a rede social era tóxica para jovens, segundo relatórios internos.

O que pode mudar para os menores de 16 anos de idade

Segundo as novas diretrizes, as mudanças incluem um filtro de conteúdo sensível para o público menor de 16 anos. Algumas imagens e fotos consideradas impróprias ou sensíveis vão aparecer com menor frequência. Isso engloba também o Reels, as Hashtags, a aba explorar e todas as demais páginas da plataforma.

Dessa maneira, os adolescentes podem se distanciar das publicações nocivas e também de usuários que oferecem algum prejuízo a eles.

O que são os conteúdos sensíveis a menores de idade?

Na prática, os conteúdos filtrados serão:

  • De caráter sexual;
  • Que exibam violência;
  • Materiais de apologia ao uso de entorpecentes;
  • Qualquer tema que possa ser considerado ilícito para pessoas menores de 18 anos no Brasil também entra na lista.

A mudança já está em andamento e será aprimorada aos poucos pela própria empresa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário