scorecardresearch ghost pixel



Malha fina: se você não recebeu a restituição do IR pode ter problemas

Entenda o que acontece se sua declaração do IR tiver parado na malha fina. Se ela atrasou, o sinal de algo deu errado está cada vez mais forte; descubra o que fazer.



Entenda o que é a malha fina e veja o que fazer se você ainda não recebeu a restituição do IR. Saiba que o atraso em receber os valores pode significar que a declaração teve algum problema.

Veja também: Acúmulo de dívidas é um dos fatores que tem prejudicado a saúde mental

Afinal de contas, o que é a malha fina?

A primeira dúvida é também a mais básica e primária de todas. Primeiramente é preciso entender o que é a tal da malha fina que todo mundo fala sobre o Imposto de Renda.

A Receita Federal cruza informações prestadas por diversas entidades com as informações que o contribuinte fornece. Caso haja alguma divergência entre as informações, é aberto um procedimento de apuração detalhado. Nesse processo o próprio governo convoca o cidadão para prestar depoimento, em alguns casos. Todo esse imbróglio recebe o nome de malha fina. Quando isso ocorre, a pessoa fica impossibilitada de receber a restituição do Imposto de Renda.

No geral, o problema ocorre quando há alguma omissão ou erro de dado por parte do declarante ou da pessoa jurídica. A malha fina também é utilizada para localizar fraudes no sistema de declaração.

O melhor jeito de evitar cair na malha fina é efetuar a declaração do Imposto de Renda com antecedência e de forma correta. Declare todos os ganhos como deve ser feito. Caso haja algum problema, corrija a declaração dentro do prazo legal permitido. Uma opção interessante é contratar um contador para gerenciar os ganhos.

O que fazer se eu entrar na malha fina

Se por algum motivo você foi pego pelo leão, o melhor é entender qual foi o erro e efetuar a correção junto à Receita Federal. Por isso, o mais indicado é buscar por um contador ou profissional especializado no assunto para conseguir resolver o seu problema.

Caso o contribuinte ignore a exigência da Receita Federal, poderá ser cobrada uma multa de até 37,5% sobre o valor devido à Receita. O maior problema, no entanto, está em ficar impossibilitado de sacar a restituição anual do Imposto de Renda. Por isso, busque sempre regularizar sua situação fiscal para evitar futuros transtornos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário