scorecardresearch ghost pixel



Diretor do WhatsApp alerta: cuidado com a nova atualização do aplicativo

Para se adequar a nova legislação da União Europeia, o WhatsApp poderá lançar uma nova atualização que compromete a segurança dos usuários.



Para se adaptar a lei da União Europeia, o WhatsApp passará por uma frande transformação nos próximos dias. Segundo a legislação, as big techs, como a Meta e o Google, devem abrir seus aplicativos para outras empresas. O que pode parecer uma grande revolução, que permitirá uma experiência inovadora e otimizada, é, na verdade, um grande risco para os usuários dos aplicativos.

Leia também: Fim dos golpes? WhatsApp lançará ferramenta que protegerá sua foto de perfil

Com a atualização, é previsto que outras plataformas possam enviar mensagens por meio do WhatsApp. A recusa das companhias é grande até o momento, visto que há pouco incentivo para que a Apple, Telegram ou o Google enviem os seus usuários para o WhatsApp. Contudo, essa não é a única preocupação que atinge as empresas e os usuários.

Foto: PixieMe/Shutterstock

 

Alteração pode aumentar o número de golpes

Em casos de mudanças dessa escala, muitos golpistas são atraídos para aproveitar do desconhecido da novidade. Após as atualizações, os usuários poderão receber diversas mensagens de texto, links e e-mails sugerindo novas formas para integrar as demais plataformas ao WhatsApp. Porém, todas as mensagens recebidas com esse teor deverão ser ignoradas.

“Como em qualquer mudança na tecnologia, os golpistas serão rápidos em segmentar alvos. Permitir que os usuários conversem com pessoas no WhatsApp por meio de aplicativos de terceiros, como o iMessage e o Signal, inevitavelmente fará com que algumas pessoas não tenham certeza do que é autêntico ou um golpe” afirmou Jake Moore, embaixador global de cibersegurança da ESET.

Além de Moore, o diretor de engenharia do WhatsApp, Dick Brouwer, alertou sobre o risco em uma entrevista concedida à Wired. “Um dos requisitos principais aqui, e isso é realmente importante, é para os usuários escolherem se desejam ou não participar de trocas de mensagens com terceiros”, afirmou Brouwer durante a entrevista.

Como fugir da tentativa de golpes com a nova atualização

Até o momento, ainda não há detalhes sobre como a medida será implementada. A expectativa é de que, mesmo que as plataformas de mensagens decidam se unir, ainda haverá um longo período de planejamento e implementação da nova atualização. O conselho dos especialistas é ignorar as notícias sobre a nova atualização.

Dessa forma, os usuários deverão continuar utilizando os aplicativos de forma comum. Por isso, evite clicar em links desconhecidos enviados por e-mails ou números desconhecidos, não instale extensões ou interfaces de aplicativos que prometam a unificação. Além disso, não compartilhe as informações de login com terceiros e mantenha em segurança os códigos de segurança ou de autenticação em duas etapas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário