scorecardresearch ghost pixel



NOVO RG na mão: veja como tirar a IDENTIDADE NACIONAL 2022

Nova identidade traz mudanças significativas para ajudar na identificação do cidadão brasileiro. Conheça as novidades!



O governo federal apresentou no dia 28 de junho a nova Carteira de Identificação Nacional (CIN), que já começou a ser emitida no país em alguns estados, dentre eles o Acre e o Rio Grande do Sul.

Leia mais: Novo RG: documento agora é emitido só com o CPF e tem versão digital

Moradores de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Paraná são os próximos da fila para ter acesso ao novo RG, com previsão de liberação ainda em agosto. Já para as demais unidades federativas têm até o dia 3 de março de 2023 para dar início ao processo de emissão do documento atualizado.

Mudanças do novo RG

A nova identidade traz mudanças significativas para ajudar na identificação do cidadão brasileiro. Com a atualização, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) passa a ser o registro geral válido para todo o país.

Outras novidades do novo RG é a inclusão de QR Code para acesso à versão digital do documento e a implementação do código MRZ (o mesmo emitido nos passaportes). Além disso, a versão traz ícone com informações detalhadas do cidadão, como tipo sanguíneo e se ele é doador de órgãos.

Mas, afinal, como solicitar o novo RG?

Com o início da emissão do novo RG, muita gente já está pensando em como correr atrás do documento. Basicamente, para tirar a nova identidade são necessários os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Documento de identificação com foto;
  • CPF regularizado – caso não esteja, basta regularizar a situação junto à Receita Federal.

Sem eles, não é possível emitir o documento. Também é importante lembrar que não é preciso pressa para solicitar a troca, pois os atuais RGS vão valer por mais 10 anos, ou seja, até 2032. Pessoas com mais de 60 anos, no entanto, poderão utilizar a versão antiga por tempo indeterminado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário