scorecardresearch ghost pixel



Novo RG: documento agora é emitido só com o CPF e tem versão digital

A nova Carteira de Identidade que irá substituir o RG antigo terá o CPF incluso e muitas outras novidades. Você já sabe se o seu estado está emitindo o documento? Confira abaixo.



O ano de 2022 está sendo marcado por mudanças significativas. Nesse caso, estamos falando sobre o início da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) que começou a ser oferecida em vários estados do país desde o mês de julho. Sendo assim, o processo de extinção do antigo Registro Geral (RG) já começou.

Veja também: Nova identidade começa a ser emitida no Brasil; veja como fazer

É claro que, segundo o governo, esse será um processo bem longo e que vai acontecer sem a mínima pressa, para que todos possam fazer a transição de forma natural, então o prazo para a sua conclusão vai até o ano que vem.

A ideia é fazer com que as pessoas usem junto do novo documento o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para que ele seja o número oficial, visto que é o mais usado no dia a dia pelas pessoas. Essa mudança, inclusive, estava prevista no Decreto de número 10.977 desde fevereiro deste ano.

A partir dela, novas regras foram estabelecidas para a emissão do documento de identidade, com é o caso de o CPF estar entre todas as informações. Por enquanto, apenas o Rio Grande do Sul tem permissão para emitir esse novo documento.

Contudo o governo junto do Ministério da Justiça já está trabalhando para que outros estados passem também a começar a realizar a emissão do documento, incluindo o Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Acre.

Lembrando que não é necessário ter pressa, pois de qualquer forma, todos os estados deverão estar oferecendo as novas versão até no máximo março de 2023.

Uma das coisas que o governo deseja conseguir com essa mudança é a desburocratização para a solicitação, algo que acontecerá com a forma na qual o RG original é emitido. Originalmente cada estado tem a própria numeração para documento, o que significa que as pessoas podiam fazer um registro em cada estado que viviam.

Com isso, agora o governo espera iniciar os números, algo que também deve acabar com o número alto de fraudes utilizando os números do documento em questão. É importante lembrar também que a Identidade terá a sua versão digital exatamente como alguns outros. Podemos citar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como exemplo.

Porém haverá uma exigência para que a pessoa possa emitir o seu documento online: primeiro ela precisará ter o físico. Essa regra tem como objetivo impedir que as pessoas tenham apenas o documento digital, forçando-as a emitir a versão física por segurança.

Outro ponto importante é que a pessoa precisa ter seu CPF totalmente regularizado para poder emitir a nova Carteira Nacional de Identidade. Isso significa que pessoas com problemas com a Receita Federal, por exemplo, vão ter que resolver as suas pendências e situações antes de poder emitir o novo documento.

Então enquanto ele não chega para todos os estados, essa é a hora de entrar no site da Receita para saber se você tem algo para resolver com eles. Aproveite que por enquanto há tempo de fazer tudo com calma.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário