Os casos de roubos de aparelhos celulares tem prejudicado muitos clientes dos bancos digitais, principalmente porque os criminosos quase sempre consegue acesso às conta sem muita dificuldade. O banco Nubank, por exemplo, terá que indenizar uma cliente em R$ 10 mil depois que um PIX foi feito por meio de um celular roubado.
Leia mais: Cartão sem anuidade Nubank está disponível; saiba como solicitar
Alguns clientes que já passaram por essa situação de ter o celular roubado reclamaram nas redes sociais sobre a dificuldade em conseguir um rápido atendimento por parte do banco digital. Um exemplo? Ao entrar em contato para comunicar o roubo e bloquear as transações a partir de determinado momento.
Nubank tem que indenizar cliente
No caso envolvendo o banco digital Nubank, a cliente teve um prejuízo de mais de R$ 6.600 em maio de 2021. De acordo com a vítima, os criminosos conseguiram fazer duas transferências. Mesmo depois de comunicar o banco sobre o acontecido, ela não foi capaz de obter o dinheiro de volta e ficou no prejuízo.
A saída encontrada foi entrar com um processo na Justiça. Depois de apresentar todas as provas referentes ao caso, o Nubank teve que indenizar a vítima em R$ 10 mil. Parte é do valor retirado da conta pelos criminosos e a outra como uma forma de indenizá-la por danos morais.
No entendimento da Justiça, os bancos digitais oferecem um serviço que é de risco, por essa razão é preciso maior vigilância sobre o que é oferecido aos clientes. Além disso, os bancos digitais têm a possibilidade de bloquear transações consideradas suspeitas.
Os casos de acesso às contas após o roubo de aparelhos celulares estão entre as principais queixas registradas pelos clientes contra os bancos digitais, que muitas vezes apresentam falhas na segurança.
Não é para menos que um levantamento divulgado recentemente pela plataforma Reclame Aqui indica que o Nubank está no topo da lista, pois já contabiliza cerca de 299 reclamações sobre isso.
Em nota enviada ao Valor Investe, a Zetta – empresa criada por empresas de tecnologia – garantiu que os bancos digitais são seguros e investem em ferramentas para aumentar a segurança dos clientes.