O Ministério da Justiça notificou os bancos Santander, Nubank e Inter por falhas no PIX. Os problemas foram relatados pelos clientes no último dia 5, sexta-feira. Os bancos têm até dez dias para prestarem esclarecimentos à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sobre o que aconteceu.
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Segundo os clientes dos bancos, o PIX apresentou demora na conclusão das operações. Em alguns casos, o serviço até ficou indisponível. O transtorno foi ainda maior por se tratar da data em que muitas pessoas recebem os salários e tiram o dia para pagar as principais contas.
Falhas no PIX
Os usuários do PIX reclamaram da dificuldade em concluir as transações por meio dos aplicativos dos bancos. Eles relataram que as transações eram iniciadas, mas diante das falhas no PIX, o serviço em si não era concluído. Dessa forma, o dinheiro saia da conta, porém não chegava ao destino.
E isso gerou tantas dúvidas quanto preocupação. Os usuários dessa modalidade de pagamento correram à internet em busca de casos parecidos, orientações e também para registrar o problema.
O Ministério da Justiça entrou na história e explicou que as falhas, quando recorrentes, podem resultar na responsabilização dos bancos pelos danos causados aos usuários.
No último dia 5, a queixa principal foi relacionada ao Santander, Nubank e Inter. Os três bancos, como fornecedores do serviço, podem ser responsabilizados e terão que compensar os clientes.
Em resposta às falhas no PIX, os bancos responderam as dúvidas do Valor Invest. Segundo o portal, o Nubank disse que o episódio foi solucionado no mesmo dia. Já o Inter esclareceu que o PIX apresentou instabilidade pontual e que a situação foi prontamente corrigida. Ao Exame Invest, o Santander também disse que a instabilidade foi pontual.
Ao Ministério da Justiça, os bancos terão que informar o que eles têm feito para eliminar as falhas na prestação do serviço do PIX.