scorecardresearch ghost pixel



O mistério da praia: você vai não vai acreditar no que está por trás dessa imagem

Essa imagem é a prova de que é impossível não deixar ilusões de ótica bagunçarem a nossa mente. Se você discorda, o desafio está lançado!



Muitas vezes as fotografias podem não ser o que aparentam. Quando nós olhamos para algo, os olhos enviam um sinal x para o nosso cérebro, então nós acreditamos no que ele identifica. Contudo é possível que ele esteja enganado. Especialmente se estamos falando de ilustrações que foram criadas para nos enganar. Sendo assim, é justificável.

Veja também: 1, 2 ou 3 animais na imagem? Ilusão de ótica pode esconder segredos

Podemos até mencionar o gestaltismo, que é uma linha teórica da psicologia que afirma que para se compreender as partes, é preciso entender o todo antes. E foi nessa linha que aquelas imagens que dão margem para mais de uma interpretação se tornaram famosas. Aquelas onde uma pessoa pode ver um lobo, mas outra enxerga uma árvore.

Todas as leituras estão juntas ali na ilustração.

A grande questão aqui é que uma imagem pode conter muito mais do que os olhos podem ver nos primeiros segundos, pois por vezes é preciso uma análise mais crítica para se chegar à verdade por trás dela. Nesses tipos de testes, é comum que a pessoa olhe rapidamente para uma fotografia, por exemplo, e já tire as suas conclusões sem refletir muito sobre o assunto. Isso geralmente a leva ao erro.

E para provar que imagens podem esconder segredos muitas vezes inimagináveis, nós temos uma muito boa que vai fazer a sua mente explodir quando você finalmente perceber o que há de “errado” com ela.

Tente resolver o mistério nos primeiros 30 segundos. Se conseguir, pode se considerar uma pessoa muito perspicaz. Se não conseguir, não tem problema. Nós discutiremos mais sobre os segredos dela logo abaixo.

Essa fotografia da praia realmente pode ser intrigante. Todos sabem que o mar à noite é tão bonito quanto assustador, especialmente com o barulho e as ondas. Isso tudo só deixa a questão mais inquietante.

Primeiro, note que as estrelas estão um pouco diferentes. São poucas e parecem grandes, mas todo mundo acaba por achar que tem ligação com a baixa qualidade da imagem; no entanto, olhe para as ondas e veja como elas são grosseiras, quase amarronzadas! É uma cor peculiar para a água à noite, certo?

Note que o próprio céu está estranho. Um tanto quanto turvo e até anormal para o que geralmente vemos quando damos uma volta na praia. E novamente a desculpa vai ser a qualidade de imagem… mas será que não há algo de errado ali? Bem, se ainda não notou, vamos dar a dica de ouro:

Olhe a foto na vertical, pois assim verá que, na verdade, essa não é a foto de uma praia, mas de uma porta quebrada! Quando colocada nesse ângulo, parece muito com o mar, então vem enganando a todos que a olham desavisados.

E você, notou de primeira?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário