scorecardresearch ghost pixel



O que são as soft skills e porque você precisa desenvolvê-las no trabalho

Parceiros de negócios, clientes e empresas estão buscando pessoas avaliando perfis levando em conta cada detalhe, portanto, preocupar-se apenas com habilidades técnicas significa ignorar oportunidades.



Para exercer uma função em determinada organização, o colaborador precisa apresentar saberes específicos, como administrar planilhas e usar softwares.

No entanto, recentemente outros fatores têm sido observados, visando encontrar candidatos ainda mais preparados. Dessa forma, os aspectos emocionais e sociais passaram a fazer parte das avaliações no processo de seleção. 

Veja também: Use estas 4 palavras poderosas para ter sucesso e crescer na carreira

A área de recursos humanos das maiores empresas vem adotando um olhar humanizado quanto às escolhas. Independente do cargo, revelar um bom desenvolvimento comportamental, tornou-se um requisito.

Não basta dominar os assuntos, quando não há disposição e bom relacionamento interpessoal, garantindo a harmonia em um ambiente. Em uma entrevista é comum que o recrutador pergunte sobre seus hobbies, tentando identificar se o perfil está de acordo com a função a ser exercida. 

Desenvolver soft skills permite que você seja um profissional muito mais valorizado 

Um estudo realizado pela ONG America Succeeds avaliou mais de 80 milhões de anúncios de empregos em 22 setores diferentes. Pelo menos dois terços das vagas disponibilizadas colocavam como requisito algumas soft skills. Portanto, todos que almejam excelentes posições devem se aperfeiçoar em relação às aptidões socioemocionais.

Se você ainda está se perguntando sobre essas habilidades, pense em experiências envolvendo a convivência com os demais.

Expressar suas emoções de maneira objetiva, entender as necessidades alheias a partir de uma escuta ativa e ter proatividade são exemplos de características valorizadas em diversos setores, desde uma fábrica até um escritório.

Além disso, criatividade para solucionar problemas, organização de ideias e inteligência emocional estão entre as qualidades mais procuradas. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário