scorecardresearch ghost pixel



Observe a cor da urina e descubra se o seu corpo está saudável ou não

Nem todas as pessoas observam a coloração do líquido que sai ao urinar, mas isso é importante para ajudar a entender se não há nenhuma preocupação em relação à saúde, até procurar ajuda médica.



Alguns problemas são silenciosos, por exemplo, seus sintomas começam a aparecer aos poucos até a manifestação da enfermidade. Pequenos sinais que muitos não reparam costumam representar alterações no funcionamento do organismo. As fezes e a urina podem revelar informações relevantes, auxiliando no monitoramento do seu bem estar. 

Veja também: 5 sintomas que podem indicar a falta de proteína no organismo

Um diagnóstico precoce de pedra nos rins ou infecção é extremamente importante e a partir dessa observação, o especialista poderá te examinar com assertividade. Ao urinar, são expelidas secreções em um processo essencial para o sistema imunológico. Contudo, antes de ficar preocupado, verifique se a alimentação ou medicamentos influenciaram nesse processo. 

Atenção! Ao urinar, tente observar qual a cor da sua urina, certificando-se de que nada vai alterar essa coloração, como produtos químicos no vaso sanitário, estilo de vida e tratamentos médicos.

Confira o que indica cada cor

  • Transparente: ao contrário do que costumam dizer, a urina transparente significa que a pessoa está ingerindo muito líquido e sobrecarregando a atividade dos rins. Nesse caso, basta controlar a ingestão de água, sucos e outras bebidas capazes de interferir na recuperação do órgão.
  • Amarelo claro: a cor ideal para a urina de uma pessoa saudável é amarelo bem claro e cristalino. 
  • Amarelo escuro: dentro de um quadro normal, mas indica concentração da urina e necessidade de beber mais água.
  • Laranja: consumo de alimentos pigmentados, problemas no fígado ou vesícula biliar e falta de hidratação adequada, com água.
  • Mel ou âmbar: quanto mais escura, dentro do padrão amarelo e alaranjado, isso representa o início de uma desidratação.
  • Vermelho sangue: indica problemas no fígado, próstata, rim ou tumor, necessitando uma avaliação médica urgente se os sintomas persistirem.
  • Castanho: hiper desidratação e problemas digestivos graves, como a obstrução.
  • Com espuma: excesso de proteína e problemas no rim.
  • Azulada ou esverdeada: pode indicar infecção por bactéria, uso de medicamento ou consumo de determinado alimento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário