Pesquisadores descobrem técnica para melhorar a memória

Memorizar pequenos detalhes em um mundo cheio de informação parece complicado, então é preciso fazer exercícios mentais.



Aparentemente o mistério em torno daqueles que conseguem desenvolver uma boa memória foi descoberto há milhares de anos. Na Antiguidade, a cultura só pôde ser desenvolvida a partir dos primeiros registros, mas principalmente pela recordação. Porém, 10 mil anos atrás, os papéis eram raros e não havia computadores, fazendo com que os indivíduos desenvolvessem uma maneira distinta e até mais eficiente de colecionar memórias. 

Veja também: Turbinar a memória: essas atividades ajudam a transformar sua mente

Memória como questão científica

Algumas pessoas se destacam pela inteligência e geralmente as habilidades cognitivas estão relacionadas com a memorização. Contudo, muitos se queixam de ter dificuldade de lembrar do nome dos colegas e números de telefone. Apesar de parecer assustador, é um relato comum, até porque todos recebem muitas informações diariamente.

Um método antigo

Os povos antigos, principalmente romanos e gregos, precisavam adotar estratégias avançadas de memorização. Isso acontecia devido à falta de uma tecnologia que pudesse registrar o conhecimento compartilhado. Inclusive, essa foi a forma que essas populações utilizaram para impedir que tudo fosse perdido. A técnica consistia em imaginar cenários nos quais os saberes se aplicavam.

A criatividade é o segredo

Afinal, será que criar uma identificação por imagens mentalmente ajudaria mesmo a memorizar conceitos? De acordo com o artigo ‘’O treinamento mnemônico para gerar conexões cerebrais’’, considerando a projeção de figuras. Nesse caso, a pessoa precisa imaginar algumas formas para abstrair o conhecimento. Com isso, todos conseguem aplicar esses métodos à sua realidade. 

Aprendendo como os gênios

Vários gênios da atualidade já admitiram usar formas específicas de aprendizado, estimulando a memória visual. Um deles é o empreendedor Elon Musk, que estimula esse pensamento em todos os seus colaboradores. Sendo assim, mudar a mentalidade e as formas de aprender pode ser um diferencial importante no momento de procurar oportunidades. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário