scorecardresearch ghost pixel



Profissões que estão prestes a acabar no Brasil: a SUA está entre elas?

Essas profissões são as que irão permanecer conosco pelas próximas gerações e as que estão com os dias contados em território nacional.



Por incrível que pareça, há profissões que só ficam entre nós por um período limitado na nossa história, pois são substituídas por algo mais moderno e tecnológico. Temos que pensar que elas são cíclicas e dependem de várias coisas para existir, ainda que algumas sejam duradouras e ultrapassem gerações.

Veja também: Profissões que ainda existem no Brasil, mas estão prestes a acabar

Uma vez que encontramos formas alternativas e baratas de fazer aquilo que aquele profissional faz ou simplesmente a demanda por ela chega ao fim, é normal que aquele exercício entre em extinção.

Podemos citar aqui diversos tipos de profissões que acabaram como, por exemplo, a datilografia, o vendedor de enciclopédia e o acendedor de poste. Só de ver o nome delas não é difícil imaginar o porquê de terem chegado ao fim, certo?  Atualmente podemos encontrar algumas profissões que estão prestes a serem “aposentadas” de vez.


Por outro lado, há algumas outras que resistem até hoje e provavelmente sempre vão perdurar por causa da real necessidade que temos desses profissionais. Vamos falar desses dois assuntos hoje, apontando algumas profissões que provavelmente serão eternas e das que já estão com os dias contados.

Nunca vai acabar: médico

Podemos discutir se cirurgiões vão ter seus empregos para sempre, afinal de contas, é possível treinar uma máquina para realizar tarefas. Com o tempo, será possível orientá-los para atividades tão complicadas quanto uma cirurgia.

No entanto os médicos e o seu conhecimento técnico – bem como a empatia humana – são insubstituíveis. Essa profissão, de uma forma ou de outra, está aí desde os primórdios e vão continuar enquanto existirmos.

Deve acabar: vendedores por telefone

Os robôs já dominam uma parte do telemarketing mundial e provavelmente vão dominar o resto com o passar do tempo. Afinal, qualquer recado que uma telefonista humana pode dar, a máquina também pode. Qualquer coisa que uma humana possa tentar te vender, ela também poderá.

Sendo assim, é questão de tempo para que essa profissão chegue ao fim.

Nunca vai acabar: professores

Outra profissão bem antiga que temos aqui e que não deve acabar tão cedo é a de professor. Não há qualquer tipo de sinal de que poderemos criar um tipo de inteligência artificial com a mesma capacidade dar uma aula. Isso ainda depende de seres humanos formados que sabem lidar com jovens e crianças e as suas individualidades.

Deve acabar: motoristas

Sim, motoristas de todos os tipos têm um tempo limitado para exercer essa profissão no futuro. Hoje temos diversos carros que já percorrem longos trajetos em piloto automático. Isso certamente será o futuro do transporte.

Não vai demorar para que surjam carros de aplicativos como o Uber e a 99 no Brasil sem motoristas, visto que já é possível encontrá-los em outros países. No máximo serão controlados remotamente. O mesmo vale para os caminhoneiros.

Nunca vai acabar: assistente social

Novamente uma profissão que pede um tato humano e um nível de consciência que não estamos nem perto de conseguir passar para as máquinas. Dessa forma, essa profissão que exige sangue frio, empatia e muito cuidado com os clientes seguirá existindo e sendo exercita por pessoas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário