scorecardresearch ghost pixel



Quais são as próximas capitais a receber o 5G? Saiba se você está incluído!

Veja se sua cidade já pode usufruir deste modelo 20 vezes mais rápido que o habitual ou se está englobada no cronograma.



O primeiro foco do 5G no Brasil foi Brasília, a capital do país.  Sua chegada foi no dia 06/07.  A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou  no dia 29/07  que o 5G começará a circular  em mais três municípios: Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG). 

Veja também: Entenda como gastar menos a internet do seu celular com truques simples

Quais as regiões em que o 5G já está disponível?

No momento desta publicação, o 5G já está disponível nestas cidades e está em processo de estabilização. As redes operadoras  em destaques que já podem ser consultadas nestes locais são da Vivo, Claro e da Tim. 

Já em São Paulo, a expectativa é de que o sinal 5G seja ativado até quinta-feira (4/7),  sendo procedente da reguladora.  Algo que era esperado, uma vez que é a região com mais poder econômico em todo o país. 

Quais são as previsões de implantação? 

Em curto prazo, o planejamento é de que o 5G seja implantado em todas as capitais do país até agosto, de acordo com o ministério das comunicações. Agora, no resto do país, nisso incluímos todas as cidades, já há uma estimativa: até 2029. 

Também já nos foi informado, por parte da Anatel, que as próximas capitais a darem prosseguimento a esta sequência  de operacionalização serão: Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador. As capitais não estão em ordem de preferência e o tempo de ativação pode variar um pouco.

Por que chega primeiro nas grandes cidades?

A centralização das implementações chega primeiro nos grandes municípios, por serem grandes centros com movimentação e circulação, seja de pessoas ou de empresas.

Há também uma preferência por motivos econômicos e sociais, além de que o tempo de instalação das redes é mais demorado em cidades mais urbanizadas e ocupadas. Uma vez que a instalação é feita nas grandes cidades, o prazo é encurtado e a chegada em outras cidades, perto destas capitais, se torna questão de tempo e facilitada.  




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário