scorecardresearch ghost pixel



Quando o empréstimo consignado para Auxílio Brasil será liberado?

Congresso Nacional aprova medida provisória que amplia o crédito consignado para beneficiários do programa social.



Beneficiários do programa Auxílio Brasil foram surpreendidos por uma novidade bastante controversa na última semana. O Congresso Nacional aprovou a medida provisória (MP) que amplia o crédito consignado para esse público, ou seja, libera empréstimos com desconto em folha.

Leia mais: Benefício complementar: Auxilio Brasil já anuncia os R$ 200 extra no extrato do aplicativo

Essa é uma modalidade já conhecida por segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e servidores públicos. Considerada de baixa risco por ter desconto direto, ela costuma ofertar taxas de juros e condições mais favoráveis do que outras opções existentes no mercado.

Além do público do Auxílio Brasil, a MP também autoriza a contratação de consignado por quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Consignado para Auxílio Brasil

As regras da novidade anda não foram divulgadas, mas já se sabe que a margem consignável será de até 40% do benefício. Ou seja: a família poderá comprometer até 40% do valor recebido mensalmente com a contratação, sem considerar os benefícios adicionais pagos pelo programa.

Além disso, o prazo máximo de pagamento da dívida foi estipulado em 48 meses. As demais condições serão publicadas em breve pelo Ministério da Cidadania.

Medida polêmica

A ampliação do consignado para a população mais pobre é alvo de diversas críticas por parte da oposição e de entidades de defesa do consumidor. Elas pedem ao presidente Jair Bolsonaro que vete o documento aprovado no Congresso.

Os grandes bancos comunicaram que não vão adotar a modalidade, já que acreditam que ela pode estimular o endividamento das famílias vulneráveis. O governo ainda não definiu um teto para os juros a serem cobrados dos beneficiários do Auxílio Brasil, embora parte da equipe de Bolsonaro defenda essa medida.

A expectativa é que a concessão dos empréstimos consignados para o público comece ainda em agosto, logo após a publicação da regulamentação pelo Executivo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário